EA diz que streaming acabará com consoles tradicionais em 10 anos
VP de crescimento estratégico da empresa faz previsão ousada
Onde você se vê daqui a 10 anos? A Electronic Arts, ao que tudo indica, planeja estar em uma situação bem diferente da atual no mercado. Matt Bilbey, vice-presidente da área de crescimento estratégico da empresa, concedeu entrevista ao site Game Industry, e disse acreditar que a realidade dos consoles não vai ser nem próxima do que temos hoje.
Para Bilbey, daqui a cinco anos, é muito provável que os videogames ainda sigam esse formato atual. Por isso, um possível PlayStation 5 deverá seguir os moldes do PS4, por exemplo. Só que a geração depois dele, fatalmente, vai depender muito de um recurso que ainda está nos primeiros passos hoje: o streaming.
“Pode ser que o console exista já na TV, ou o próximo PlayStation esteja no seu telefone, e aí transmita a experiência para outros dispositivos. Acredito que os consoles como são hoje, as TVs, estejam aí em cinco anos. Eles são legais. Mas em dez anos, acredito que eles estarão em outros dispositivos que você tem”, comentou.
A própria EA já tem um serviço de streaming de jogos, o EA Access, que ainda não está disponível no PlayStation, e vem se preparando para isso. Outras empresas também já demonstraram interesse nesse modelo de negócios, apesar de ainda não terem achado como adotá-lo.
Portanto, não é difícil imaginar que Bilbey esteja certo não somente em relação aos tipos de hardware como também às bibliotecas de software. Com o avança de serviços como Spotify e Netflix, além das melhorias nas conexões à Internet, nada mais justo do que pensar em algo semelhante para os games.