Anúncio do preço do PS3 “foi assustador”, segundo Sony
Shawn Layden e Shuei Yoshida falam sobre quando a Sony anunciou o preço "pesado" do PS3.
Foi o “nosso momento de Ícaro”. Assim descreveu o presidente presidente da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, sobre o anúncio do preço do PlayStation 3 durante a E3 2006. O executivo fez a declaração no Gamelab, evento que aconteceu em Barcelona, na Espanha, no mês passado.
A fala de Layden é uma referência à figura mitológica Grega que tentou fugir de Creta voando. Ícaro conseguiu a incrível façanha de voar, mas chegou perto demais do sol – o que fez com que suas asas derretessem e ele acabasse caindo e morrendo no mar Egeu.
“Sobre o PlayStation 3, às vezes você pode olhar pra trás e dizer que foi o nosso momento de Ícaro. Voamos muito perto do sol. Mergulhamos de cabeça nos negócios, para dizer no mínimo, durante a era do PlayStation 3. Somente no final conseguimos lutar para nos parearmos com o Xbox 360, quase no fim da geração”.
A posição de Layden é corroborada por Shuei Yoshida, o presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios. Segundo aponto o site GearNuke (via PlayStation LifeStyle), Yoshida esteve no evento Develop: Brighton, na Inglaterra, e falou sobre seu trabalho na PlayStation e sobre a a atual geração de consoles.
Para o executivo japonês, revelar o preço do PlayStation 3 para o público foi “um momento assustador” para a Sony. No mesmo evento, Yoshida também falou dos jogos single-player que foram considerados “brilhantes” no PlayStation 4, como God of War e Horizon: Zero Dawn, mas também afirmou que gostaria de ver mais jogos multiplayer com o mesmo sucesso na plataforma.
As declarações de Layden e Yoshida são plausíveis. Na época, a Sony e a Microsoft anunciaram seus novos consoles e o PlayStation 3 chegaria ao mercado por até US$ 600, um preço que assustou o mercado durante a E3 2006. Enquanto isso, o principal concorrente, o Xbox 360, foi anunciado por apenas US$ 400.