5 jogos antigos que os jogadores “sofreram” muito para finalizar
Os jogadores mais velhinhos sofreram bastante com os jogos antigos
Há uma certa polêmica no mundo dos games: muitos jogadores old school afirmam que os jogos antigos eram mais desafiadores que os jogos atuais. Em um cenário no qual não tínhamos memory cards, saves na nuvem e afins, esta afirmativa talvez faça sentido.
Independente, o mais importante é que o jogo seja atrativo o suficiente, para que o jogador se sinta motivado o suficiente e não desista de seguir em frente, até que o objetivo final seja alcançado. Ao longo dos anos, muitos jogos conseguiram, ao mesmo tempo, serem bastante desafiadores e conseguiram manter o jogador motivado até a sua conclusão.
Muitos jogos antigos, desafiadores e divertidos poderiam estar aqui
Fizemos uma lista com cinco jogos antigos que se encaixam nesses moldes. De forma alguma, tivemos a pretensão de montar uma lista definitiva, e sim, de estimular cada leitor a pensar em sua própria relação de jogos, e relembrar os bons momentos de sua infância ou adolescência.
R-Type
Não poderíamos deixar de ter um shoot ’em up (ou jogo de navinha) em nossa lista. Inúmeros deste gênero poderiam ser citados, mas R-Type merece um destaque especial. Lançado pela Irem, para os arcades, em 1987, ficou muito conhecido no Brasil, após um excelente port lançado para o Master System.
Em seus oitos estágios no total, no final de cada um, havia um chefão de grandes proporções aguardando. O ideal era alcançá-los sem perder vidas pois, ao ser abatido, além de não “ressuscitar” no mesmo ponto (cada estágio tinha dois Save Points), você perdia todos os power-ups conquistados até o momento, ou seja, recomeçava do zero.
Ghouls’n Ghosts
Lançado pela Capcom, em 1985, para os arcades, teve um port para o Mega Drive e uma versão “Super” no Super Nintendo. É um jogo de plataforma que, apesar de não ter um objetivo dos mais originais (salvar a princesa), oferece altas doses de desafio. Possui fases progressivamente mais difíceis e desafiadoras.
Vestido com sua armadura, o Rei Arthur tinha um caminho árduo pela frente. Ao ser atingido, não morria de imediato e sim, ficava de fraldas. Ao completar a quinta fase (de um total de seis), uma surpresa inesperada: você era devolvido à primeira fase e tinha que recomeçar toda sua jornada novamente para, enfim, ter acesso à sexta fase.
Shadow of the Beast
Lançado pela Psygnosis em 1989, chegou inicialmente ao Amiga (computador pessoal da época) e, posteriormente para o Sega Mega Drive, onde atingiu seu ápice. Para alegria de seus fãs, recebeu um remake para o PlayStation. 4.
Com gráficos, acima da média para sua época, Shadow of the Beast era extremamente desafiador, por dois motivos: primeiro, dificilmente você conseguiria passar por alguns pontos do jogo, sem conhecer, previamente, que armadilhas ou inimigos que surgiam em seu caminho.
E o segundo (e pior) motivo, era que que seu personagem possuía apenas uma única vida, com doze pontos de energia e, ao perdê-los, era game over! Não existiam continues. Sem dúvida, era um desafio para poucos.
Contra III: The Alien Wars
A Konami lançou Contra em 1987 para os arcades com versões posteriores. A maioria destas versões tiveram duas características em comum: eram divertidos e bastante desafiadores.
Destacamos, na nossa lista, o Contra III: The Alien Wars que tinha qualidades adicionais, como excelentes gráficos, uso bem eficiente de rotação 360 graus e zoom (que eram novidade na época) e, ainda, era co-op. Em uma época que o multiplayer online nos consoles ainda não existia, encarar este árduo desafio com um amigo, era garantia certa de diversão.
https://www.youtube.com/watch?v=SlPbCAQ4_R8
Battletoads
O último jogo de nossa lista, talvez seja um dos mais lembrados de todos os tempos, quando nos recordamos de jogos difíceis. Misturando Beat ’em ups, plataforma, corrida e muitos mais, Battletoads era extremamente difícil de ser concluído, e poucos jogadores conseguiram obter êxito.
Chegou, inicialmente, em 1991, para o Nintendinho, e ganhou versões para outras plataformas. Embora igualmente desafiadoras, nenhuma delas superou a versão original neste sentido. A Rare, publisher do Battletoads, anunciou recentemente um provável remake mas que, infelizmente, não deve chegar ao PlayStation 4.
E vocês, quais foram os jogos que uniram diversão e alto nível de dificuldade na opinião de vocês?