Diretor de God of War compara experiência do jogo com Half Life
Cory Barlog valoriza narrativa.
God of War é um game que tem a narrativa como essência. Sempre foi, desde o começo da série, e continuará sendo com a nova aventura de Kratos na Mitologia Nórdica. E Cory Barlog, que assumiu a direção da franquia, promete fazer o que ele puder para não deixar esse gênero esquecido em um mercado cada vez mais infestado por experiências casuais e multiplayer.
Em entrevista ao site PlayStation Experience, Cory falou sobre o tema e comparou a experiência de jogo do novo God of War com o primeiro Half Life. O game, lançado no fim dos anos 90, foi sucesso de público e crítica por sua narrativa fluida, sem interrupções, e pelo ótimo gameplay. Para muitos especialistas, é o melhor FPS de todos os tempos e um marco na história do gênero.
Eu sinto que será algo como a experiência que senti com Half Life 1. Fui à loja, comprei, levei pra casa, instalei, joguei e tudo o que Half Life tinha estava naquele disco. Tive toda a experiência que eles queriam que eu tivesse. É isso o que quero trazer às pessoas. Não queria deixar nada de fora. Quando você comprar God of War, vai sentir isso. Que nós fizemos aqui tudo o que poderíamos e deixamos ali para você – comentou.
O diretor acredita que as experiências narrativas em games são inigualáveis. Segundo ele, quando você se imerge em um jogo como God of War, a sensação é a melhor possível. Por isso, Barlog se mostra preocupado com o futuro e torce para que esse tipo de jogo seja valorizado e produzido em mais quantidade.
Não tenho nada contra jogos multiplayer ou cooperativos. Até o conceito de microtransações, se bem trabalhado, do tipo: toma meu jogo de graça, pague o que você quiser, pode ser ótimo. Mas acho que jogos single-player, com uma narrativa do ponto de vista de um diretor e uma equipe, transportam você a um mundo e te levam a uma aventura que entrega uma experiência incrível. Não há nada como isso. Espero que nunca percamos isso na indústria – completou.