EA pensa em deixar de lançar FIFA anualmente; saiba mais
Seria dos jogos anuais?
Entra ano e sai e a única certeza é que teremos novas versões de FIFA, PES, Madden e Call of Duty. Entretanto, o cenário pode ser outro nos próximos anos, pelo menos nas franquias da Electronic Arts.
Em entrevista ao site Bloomberg, o CEO da EA, Andrew Wilson, explicou que pode haver um momento onde a empresa não mais lançará, anualmente, suas franquias mais populares como FIFA e Madden NFL.
De acordo com o executivo, um novo modelo de negócios, baseado em assinaturas e com atualizações constantes está sendo estudado.
Nós realmente podemos pensar sobre esses jogos como um serviço online ao longo de 365 dias -Wilson, CEO da EA.
Isso é mais um sinal de que a indústria de videogames vem mudando sua forma de atuação. Um bom parâmetro é o vertiginoso crescimento das vendas digitais, enquanto as entregas físicas diminuem ano a ano. Ao que parece, a forma de monetização segue pelo mesmo caminho, com entregas mais regulares e forte apelo para as famigeradas microtransações.
Essa nova proposta, segundo o chefe da EA, também facilita o processo de desenvolvimento. Já que é mais prático alterar os códigos de programação. Dessa forma, jogos como FIFA deixariam de ser anualizados e passariam a receber melhorias contínuas, oferecidas por download.
Mas, por enquanto, não existe um planejamento estratégico definido para a migração. Por ora, são estudos de viabilidade.