[Guia] Como resolver problemas e erros ao atualizar o PS4
Está com problemas depois da última atualização?
Entra update, sai update, e mesmo que estes venham para solucionar alguns problemas ou mesmo para dar mais estabilidade ao sistema, o PS4 não está livre de falhas, o que acaba gerando alguns transtornos no momento da atualização.
Por vezes, ao atualizar o software, o console apresenta problemas como não aceitar a atualização, reiniciar sempre em modo de segurança, lentidão, entre outros.
Mas nada de pânico! Se você está com problemas após a última atualização, veio ao lugar certo. Confira algumas sugestões neste guia.
1 – Recriar banco de dados
Se o console apresentar algum erro durante a instalação e reiniciar sem que esta seja concluída, antes de tentar novamente, faça o processo de recriação do banco de dados.
Para fazer isto, desligue o console, inicie-o em modo de segurança (segure o botão “Ligar” até ouvir o segundo bip), conecte o DualShock 4 pelo cabo, escolha a opção 5. Vale ressaltar que este processo não causa perda de dados ou alterações no console.
Após o procedimento, tente novamente proceder com a instalação do update.
2 – Instalar atualização manualmente
Se o PS4 não instalar o firmware automaticamente, pode ser que o arquivo tenha corrompido durante o download. Caso o console reinicie em modo de segurança pedindo que a atualização seja feita por meio de um dispositivo USB, siga os passos abaixo:
a) Separe um Pendrive de capacidade mínima de 2 GB e sistema de arquivos FAT32 ou exFAT (está informação e importante, pois o sistema de arquivos NTFS não é reconhecido pelo PS4);
b) Baixe a atualização no site da Sony. Note que, no site, há dois arquivos: um contendo apenas a versão mais recente e outro com o software completo. Baixe o arquivo somente da versão atual (no início da página);
c) Crie pastas como na imagem abaixo e coloque o arquivo baixado em UPDATE.
É importante que os nomes das pastas estejam exatamente como na imagem (todos os nomes com letras maiúsculas) e que o nome do arquivo também não seja alterado.
d) Insira o dispositivo USB no console, e ligue-o em modo de segurança. Conecte o DualShock 4 com o cabo e escolha a opção 3, “atualizar software de sistema”.
3 – Reinstalar software do sistema
Caso nenhum dos procedimentos anteriores funcione, será necessário reinstalar todo o software do sistema. Isso acontece, geralmente, quando há desligamentos inesperados, interrupções durante o download da atualização, entre outros.
MAS ATENCÃO: este procedimento resultará na perda de todos dados salvos e aplicativos.
Siga o passo a passo:
a) Separe um Pen Drive de capacidade mínima de 2 GB (como descrito acima);
b) Baixe o software no site da Sony (um arquivo com cerca de 900 MB, que é encontrado mais ao final da página do site no item “Realizar uma nova instalação do software do sistema“);
c) Crie pastas como na imagem abaixo e coloque o arquivo baixado em UPDATE;
d) Insira o dispositivo USB no console, e ligue PS4 em modo de segurança. Conecte o DualShock 4 com o cabo e escolha a opção 7 “Reinstalar software do sistema”.
Apenas faça este procedimento se nenhum dos métodos anteriores resolver o problema. A reinstalação do software do sistema fará com que ele seja restaurado para os padrões de fábrica. Reforçando: Todos os dados e aplicativos instalados anteriormente serão perdidos.
4 – Outros problemas
Mesmo que o console instale a atualização normalmente, há ainda alguns infortúnios que podem incomodar os jogadores. Eis algumas sugestões para as principais queixas dos jogadores.
Console lento ou demorando a iniciar
Utilize o processo de recriar o banco de dados, conforme mostrado no item 1. Este procedimento também é válido para resolver diversos problemas no console, como jogos que aparecem como corrompidos na tela inicial, problemas de rede, conexão, e outros.
Como trata-se de uma técnica que não traz malefícios para o aparelho, realizar a recriação do banco de dados periodicamente pode otimizar o desempenho do console, além de evitar algumas dores de cabeça.
Jogos com cadeado
Defina sua conta como principal e faça o procedimento de restaurar as licenças. Veja em detalhes como proceder clicando aqui.
E lembre-se caro jogador: se tentar de tudo, e nenhum dos procedimentos acima funcionar, o jeito e levar o seu console à assistente técnica, ou entrar em contato com o suporte ao usuário Sony.
Caso algum dos processos tenha lhe ajudado, não deixe de dar seu feedback. Ele é muito importante para nós e para os outros usuários. Além disso, caso tenha também alguma outra solução compartilhe conosco!