Sony aposta em God of War, Days Gone e Spider-Man na E3 2017
Veja como foi a conferência da Sony na E3.
Se você ainda não tem uma cara-metade, calma: a Sony garantiu que sua relação com o PlayStation 4 vai ser bem duradoura. Neste Dia dos Namorados, nada mais adequado do que comemorar com um amor verdadeiro como esse, sabendo que, certamente, essa paixão ainda vai durar bastante e não vai cair na rotina tão cedo. Afinal, com o que a empresa apresentou de novidades hoje, você vai ficar ligadão no console por muito tempo. E olha que ainda faltou muita coisa que esperávamos.
Não teve Bloodborne 2, jogo AAA pro PlayStation VR, novo jogo da Sucker Punch, novidades sobre The Last of Us 2… E, mesmo assim, os pouco mais de 60 minutos da apresentação foram recheados de jogos que estão por vir em 2017 e 2018. God of War e Spider-Man foram as estrelas da noite, seguidos por um lineup completo para o console e o óculos de realidade virtual. Datas de lançamento exatas, porém, seguem um mistério – o que é uma decepção.
Antes de a conferência começar, um lobby anterior ao teatro abrigava diversos jogos que poderiam ser testados pelos convidados da Sony. O foco foi no PlayStation VR – com games como Farpoint, Archangel e Rom Expedition, além de Gran Turismo Sport. Mas o que roubou mesmo a cena foi Far Cry 5, com uma missão estilo “liberar a torre” cheia de ação e de possibilidades diferentes para os jogadores alcançarem o objetivo estipulado.
Então, depois de cerca de 2h30 de evento pré-conferência, com muitos games, e comes e bebes liberados, as portas para o teatro de fato se abriram, e as centenas de presentes correram para pegar os melhores lugares. Na parte inferior da sala, só os convidados. Na superior, o público geral. Quando o relógio marcou 18h (de Los Angeles), as cortinas se levantaram, e o show começou.
Jogos, jogos e jogos
A ambientação que a Sony deu à conferência foi de altíssimo nível. Cada jogo que passou no telão tinha todo um clima próprio. E começou com músicos, ao vivo, que tocavam uma melodia indiana, enquanto efeitos de água passavam atrás deles. É claro que se tratava de Uncharted Lost Legacy, que foi quem abriu a apresentação, em grande estilo com um novo trailer.
Logo depois, o palco mudou. Uma decoração de montanhas nevadas tomou conta do espaço, e flocos de neve artificiais começaram a cair. O símbolo da Guerrilla Games apareceu, e todos sabiam que se tratava de Horizon. A primeira expansão da história de Aloy, chamada The Frozen Wilds, foi oficialmente revelada e com o lançamento anunciado ainda para este ano.
Para terminar esta primeira sequência arrebatadora, o aguardado Days Gone. Com o palco tomado por uma floresta, o jogo de sobrevivência contra zumbis foi bastante destacado. No vídeo, gameplay extenso, com combates com zumbis e com animais, estratégias de batalha, cutscenes e uma moto como veículo para transporte entre os locais. Aumentou ainda mais a hype, mesmo sem data de lançamento.
“Amamos jogos e queremos ver cada vez mais. Hoje, a realidade virtual, o 4K e o HDR são realidades. Nunca houve uma época tão boa para ser gamer” afirmou Shawn Layden, presidente da Sony Interactive Entertainment America, que subiu rapidamente ao palco antes de mais jogos serem apresentados.
Vieram, então, Monster Hunter World, da Capcom, previsto para o início de 2018, com uma caça a dinossauros cheia de possibilidades incríveis no gameplay, e o especulado remake de Shadow of the Colossus, também para o ano que vem. A seguir, dois jogos já anunciados ganharam novos trailers: Marvel x Capcom, que chega em 19 de setembro, e Call of Duty: WWII, que sairá em 3 de novembro. No segundo, aliás, a ambientação foi incrível, com fumaça e “granadas” estourando.
O melhor para o final
O PlayStation VR, então, ganhou o palco. Foram anunciados Skyrim VR, que não precisa de apresentações, Star Child, um jogo de terror chamado The Inpatient, o “curioso” Final Fantasy: Monster of the Deep Sea, com personagens de FF em um game de pesca (?), o bonito e agitado FPS militar Bravo Team, além de Moss, com um coelhinho simpático como protagonista. Tudo isso, mais os jogos que estavam disponíveis para testes, mostra como a Sony está investindo no acessório.
Mas os grandes destaques da noite ainda estavam por vir. O primeiro deles surgiu remando, barbudo, em meio a uma névoa que cobria um lago nórdico. Era Kratos, acompanhado de seu filho, em um novo trailer de God of War. Com gameplay (dos dois), uma pincelada a mais no enredo e um pouquinho da jogabilidade com sua nova câmera nas batalhas, o game entregou o que se esperava.
Menos uma data de lançamento, já que foi dito apenas que ele chegará “no começo de 2018”. Detroit: Become Human, que estava até disponível para testes, foi o game seguinte, e nem mesmo uma previsão como essa foi dada para a chegada dele aos consoles. Uma ducha de água fria, especialmente após um belo trailer que contou o enredo de forma mais detalhada. O jogo trata de um grupo de androids que cansou de ser “escravo” dos humanos e se revolta.
Um novo trailer de Destiny 2, que todo mundo já está cansado de conhecer, com os anúncios dos conteúdos exclusivos para o PlayStation, deu uma quebrada entre os grandes jogos e abriu caminho para o grand finale. Spider Man, com um gameplay de oito minutos, com visual e jogabilidade incríveis, encerrou a conferência da Sony em grande estilo. O jogo promete bastante, e chegará “em 2018” – novamente, sem data, e nesse caso, sem nem uma previsão de período do ano.
Muita gente reclamou da conferência da Sony nas redes sociais, mas vejam bem: ela nos mostrou mais de Uncharted Lost Legacy Days Gone, God of War, Detroit e Spider Man, anunciou Monster Hunter World, Shadow of Colossus, uma sequência para Horizon, vários jogos para o VR… Tirando a falta de datas de lançamento e de alguns games que torcíamos para aparecer, foi uma apresentação sólida e que dá clara impressão de que 2018 será um grande ano para quem tem um PlayStation.