Novidades

[E3 2017] Testamos! FIFA 18 mostra cadência e gráficos aprimorados

FIFA 18 vem com força total!

por Thiago Barros
[E3 2017] Testamos! FIFA 18 mostra cadência e gráficos aprimorados

Los Angeles (CA) – Se os americanos estavam mais focados em Madden e NBA Live, assim que o Meu PS4 adentrou a Fan Fest do EA Play, o primeiro jogo de esporte que chamou a atenção foi FIFA 18. Não só por ele ser o game da paixão nacional do Brasil, como também pelas filas menores no começo do evento.

Depois de apenas alguns minutos de espera, fomos testar FIFA 18. As partidas eram disputadas entre duas pessoas, então joguei com um americano que estava na fila. Claro que eu não poderia fazer feio, né? Ganhei de 4 x 0, fora o baile. O amigo deve estar procurando o Pogba até agora. Mas vamos à análise do game?

Visual impressionante

A mudança gráfica do FIFA 17 para o FIFA 18 não é tão grande, mas é possível ver mais detalhes nos movimentos e expressões faciais dos jogadores, assim como os torcedores mais reais. Eu sou jogador assíduo do FIFA 17 no PlayStation 4, e ainda assim fiquei impressionado com o FIFA 18 no PS4 Pro.

1

É claro que temos que destacar a diferença natural que um game jogando em uma televisão 4K com o PS4 Pro já será melhor do que o FIFA 17 em Full HD no PS4. O nível de melhoria, porém, parece não ser apenas por causa disso. Os jogadores no FIFA 18 estão ainda mais reais, assim como a ambientação do game.

Jogabilidade cadenciada

Nos últimos anos, parece que a EA Sports vem tentando tornar a jogabilidade dos games da série FIFA mais cadenciada. No pouco tempo em que pude testar o FIFA 18 no EA Play, senti isso ainda mais presente neste game. O ritmo do jogo é muito diferente do FIFA 17.

Parece haver uma preocupação em deixar o game mais real, com posse de bola, divididas, passes com precisão… Aquele negócio de sair correndo e driblando é coisa do passado. No começo, foi complicado fazer a adaptação. Especialmente porque o ritmo dos passes também mudou.

Está muito mais difícil fazer passes simples com o botão “X”, assim como aquelas enfiadas com o “Triângulo”. Os chutes de fora da área, outro recurso muito usado no FIFA 17, também estão menos eficientes. Até consegui marcar um gol com o Finesse Shot, porém tive que tentar muitas vezes.

Que a Força esteja com você

Outro ponto que chamou a atenção foi a melhoria na defesa. Os zagueiros agora dão botes mais precisos e carrinhos nos chutes. Os goleiros também fazem mais defesas difíceis, com movimentos bem reais. Atacar está mais difícil, e a física do game favorece ainda mais os zagueiros.

Em um dia onde o grande destaque foi Star Wars Battlefront 2, a Força apareceu também no FIFA 18. Afinal, é preciso usar muito o botão de controle corporal nas jogadas de ataque e abusar dos desarmes com o corpo na defesa. Ter jogadores fortes fisicamente é fundamental.

No geral, FIFA 18 parece um game mais próximo do futebol de verdade. Os passes, a marcação, os goleiros, as finalizações… Foi pouco tempo para testar, espero ter mais oportunidades de fazê-lo nos próximos dias, porém já deu para sentir aquele gostinho de evolução da EA Sports no seu game de futebol.

2

PS: Infelizmente, não era possível fotografar ou filmar nenhum trecho de gameplay dos jogos testados no EA Play.

Alex Hunter is back!

No modo amistoso do FIFA 18 que testamos, havia alguns times bacanas, como Manchester United, Chelsea, Juventus e Bayern de Munique. Mas depois de jogar uma partida, legal mesmo foi ver uma cena do novo A Jornada. Não vamos dar spoilers aqui, mas o visual estava incrível, e o roteiro da história de Alex Hunter parece bem bacana.

3

Como já deu para ver no trailer divulgado pela própria EA, o jogador vai ser negociado nessa segunda temporada do Modo História de FIFA. E no vídeo que foi disponibilizado na demonstração do game no EA Play, foi possível ver um pouquinho de como essa transferência altera o dia a dia do jogador, tanto com sua família como no time onde ele atua. Muito interessante.