Novidades

PlayStation Plus: serviço alcança 26 milhões de assinantes

Serviço de assinatura representa 37% de todos os usuários da PSN

por Andrei Longen
PlayStation Plus: serviço alcança 26 milhões de assinantes

O serviço PlayStation Plus acaba de ultrapassar a marca de 26 milhões de assinaturas mundialmente. A informação surgiu em um evento da Sony com acionistas em Tóquio sobre novas estratégias de mercado para o ecossistema de entretenimento da gigante.

De acordo com a Sony, existem, ao todo, 26,4 milhões de assinaturas acumuladas até 31 de março de 2017, período que corresponde ao ano fiscal de 2016. Em comparação, o número de usuários pagantes da Playstation Plus no ano fiscal anterior (2015), período que foi até 31 de março de 2016, era de 20.8 milhões.

1
Resumo dos números da PlayStation Plus. Foto: Sony

No total, existem mais de 70 milhões de contas registradas na PlayStation Network. Todas mensalmente ativas e registrando atividades online em diferentes consoles PlayStation. Isso significa que a quantidade percentual de assinantes Plus em relação ao montante de contas geral é de 37,7%.

O rei PlayStation 4

Mas foi o PlayStation 4 que roubou a cena. A empresa reforçou a importância das conquistas do videogame nos últimos anos. Ao todo, são mais de 60 milhões de unidades vendidas até o final de março deste ano. Mas a previsão é de superar as 72 milhões de unidades até o final de março de 2018, período que encerra o ano fiscal de 2017.

Esses números foram traduzidos no aumento dos lucros a tudo o que é relacionado à plataforma. As vendas líquidas totais no ano fiscal de 2015 ficaram somaram US$ 139.6 milhões. Já no ano fiscal de 2016, subiram para US$ 148.4 milhões. O aumento é substancial, mas o suficiente para deixar a empresa com certeza folga e pensar em planos futuros.

2
Plano de estratégia do ecossistema PlayStation. Foto: Sony.

Os lucros obtidos com o PlayStation 4 fizeram a Sony expandir medidas de implementação de serviços e de novos aparelhos de entretenimento. É o caso do PS4 Pro e do PlayStation VR, respectivamente uma versão mais poderosa do console e o mais popular dentre os acessórios de Realidade Virtual.

A Sony não informou números específicos de vendas de ambos os aparelhos. Mas mostrou a necessidade de expansão para incrementar novas oportunidades de lucro. Da mesma forma, serviços digitais como PSN, PS Plus, PlayStation Vue, PlayStation Now também ajudaram a Sony a alcançar esse resultado positivo.

Outros mercados

Durante o evento, a Sony ainda reforçou a ideia de que precisa pensar em novos caminhos para garantir lucros em em outros tipos de entretenimento. Os mercados de televisores, música, smartphones, filmes e fotografia  vão ganhar novas estratégias a médio e longo prazos.

É o que a empresa chama de Revitalização dos Eletrônicos de Consumo. Para a gigante, tudo vai girar em torno da diferenciação da qualidade destes produtos. A ideia é retomar a missão de lançar produtos com que os consumidores logo se identificam com a proposta. E não abarrotar o mercado com produtos muito similares entrei si nas suas principais funções.