Sabe o porque do quadrado, bola, xis e triângulo no PlayStation?
Uma pequena explicação de como surgiram os botões do PlayStation
Como bom admirador de videogames e consoles em geral, sempre notei uma diferença crucial nas plataformas PlayStation para as demais. Dessa percepção, me surgiu a seguinte dúvida: Por que os joysticks da Sony não possuem os botões em letras sequenciais como os outros?
Explicando melhor: desde a geração de 16 bits, passando pelo Mega Drive, Nintendo, SNES e outros, os controladores possuem os botões de comando, do lado direito, indicados por letras, em sua grande maioria, os caracteres A, B, Y e X, por exemplo.
Já o PlayStation mudou essa tradição e embarcou na onda dos símbolos, retirando as letras e inserindo o quadrado, xis, bola e triângulo, que viraram uma marca, conforme indica a figura:
Para ter uma resposta mais definitiva sobre o assunto, é preciso voltar um pouco no tempo, mais precisamente no final dos anos 80 e início dos 90 para conhecermos uma das figuras mais inovadoras, não só da Sony, mas de todo o mundo dos videogames.
Falo de Designer Teiyu Goto, que criou o primeiro modelo de joystick da plataforma PlayStation, desenhado, segundo ele, de acordo com a dinâmica 3D dos jogos, aprovado pelo presidente da Sony na época, piloto nas horas vagas, por parecer um avião.
Goto, ao planejar o controle, pensou em algo mais instintivo aos jogadores, que poderiam acionar botões de acordo com as necessidades, não só dos jogos, mas dos menus das partidas e do console.
É justamente desse foco, de controle de menus, de onde vem a explicação de Goto para sua inovação: o triângulo representa o ponto de vista do jogador, o quadrado seria como um “pedaço de papel”, já o bola e o xis representariam, respectivamente, o sim/ok e o não/voltar. Esses últimos podendo trocar de funções, dependendo da região.
Com esse explicação, já vem logo à memória: o triângulo trocando a câmera em alguns jogos, o quadrado para apanhar documentos e itens importantes em outros jogos, xis e bola servindo exatamente como na explicação dele. Criatividade combinando com funcionalidade.
Um projeto que transformou nossa forma de ver os joysticks e nos apaixonar pelo PlayStation, desde seus primórdios, mas que nos traz aquela pequena confusão quando precisamos nos aventurar em outros consoles.
E os controles continuam evoluindo. O novo DualSense é prova disso. Aliás, você conhece tudo sobre ele? Aproveite para saber estas 10 coisas!