Ex-Rockstar revela origem de recurso icônico de GTA 3
De acordo com Obbe Vermeij, sem as câmeras cinematográficas, as viagens seriam entediantes
Obbe Vermeij, ex-desenvolvedor da Rockstar Games, revelou no Twitter como surgiu a câmera cinematográfica em GTA 3. Segundo ele, a ideia foi criada para tornar as viagens de trem mais interessantes, já que ele achava o trajeto original “entediante”, mas o recurso surpreendeu e foi expandido na experiência.
Inicialmente, Vermeij considerou permitir que os jogadores pulassem direto para a próxima estação. No entanto, essa solução geraria problemas de streaming no jogo. Para contornar o obstáculo, ele programou a câmera para alternar entre ângulos aleatórios ao redor dos trilhos, adicionando dinamismo ao percurso.
A sugestão de aplicar a mesma ideia aos carros partiu de um colega. Vermeij então desenvolveu ângulos como a “câmera da roda” e a visão de perseguição, que surpreenderam positivamente a equipe. “Achamos incrivelmente divertido, então a câmera cinematográfica foi mantida”, explicou ele.
A câmera estreou em GTA 3 e permaneceu inalterada em GTA Vice City. Posteriormente, outro desenvolvedor ajustou a mecânica para GTA San Andreas. A função tornou-se um elemento clássico da franquia, marcando os jogos com momentos únicos.
GTA 3 teria sequência em Tóquio, confirma ex-Rockstar
Devido a conflitos culturais entre a franquia e a cultura regional, a sequência de GTA 3 acabou não sendo no Japão. Um ex-Rockstar entregou essa história durante uma entrevista e você pode entender melhor aqui!