Notícias

Update de Black Ops 6 para o PS5 Pro é “melhor do que parece”

Site especializado Digital Foundry testou atualização e rasgou elogios às melhorias de Black Ops 6 no PS5 Pro

por Thiago Barros
Update de Black Ops 6 para o PS5 Pro é

O PlayStation 5 Pro está no mercado há pouco mais de um mês, e as melhorias em Black Ops 6 demonstram um avanço significativo no game. Algumas atualizações são sutis, enquanto outras fazem diferenças evidentes no desempenho dos quadros por segundo. Esta é a opinião dos principais especialistas em termos de qualidade gráfica no mercado de games atualmente, o Digital Foundry, que lançou um belo vídeo analisando estes upgrades.

Resumindo, os usuários do PS5 Pro desfrutam de configurações visuais aprimoradas em 60Hz, além da adoção do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) para melhorar a qualidade da imagem com saída em 4K. O console também conta com um recurso de anti-lag no VRR, exclusivo do PS5 Pro, que permite rodar o jogo acima de 60fps no modo padrão de gráficos.

Além disso, há um aumento de desempenho geral no modo de 120Hz, onde o PS5 Pro retorna às configurações visuais do PS5 base para oferecer taxas de quadros mais altas.

Confira o vídeo completo:

Abaixo, você confere um pouco mais de detalhes sobre o que os especialistas falaram da atualização.

Melhorias no modo 60Hz

O modo de 60Hz traz quatro melhorias visuais principais. Primeiro, há um aumento de 2 a 4 vezes na resolução das sombras, dependendo do tipo de sombra e da distância do jogador. Isso afeta principalmente os mapas de sombras do ambiente, elevando a qualidade de sombras próximas e distantes projetadas nas paredes. Essa melhoria reduz o efeito de serrilhado nas linhas de sombra mais definidas, criando um visual mais limpo.

Outro destaque é a iluminação global aprimorada, com a introdução de um método de screen-space global illumination(SSGI) exclusivo do PS5 Pro, que simula o rebote de luz entre superfícies. O efeito pode ser sutil em algumas áreas, mas oferece uma interação de luz muito mais precisa entre personagens e superfícies iluminadas. Esse recurso foi calibrado para imitar a qualidade do path tracing, embora seja uma técnica rasterizada, com um custo computacional muito menor.

O SSGI também influencia a aplicação de sombras ambiente. Com a melhoria no screen-space ambient occlusion(SSAO), o PS5 Pro adiciona um sombreamento mais rico às cenas, especialmente em interiores, como na sede do jogo, resultando em um quadro final mais realista.

PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR)

Outra grande novidade do PS5 Pro é o uso de seu upscaler nativo, o PSSR, que funciona apenas no modo padrão de 60fps. Internamente, o jogo roda em 2560×1440, sendo posteriormente ampliado para 4K. A resolução é dinâmica, podendo ajustar-se horizontalmente até 1280×1440 em situações extremas para manter a estabilidade dos quadros. O resultado é uma imagem limpa, mas ocasionalmente mais propensa a artefatos do que o TAA personalizado do motor gráfico usado no PS5 base. Em algumas cenas, o PSSR pode introduzir pixels brancos piscantes em áreas escuras ou sombreadas, além de um leve borrão em detalhes ultrafinos, como tecidos, em comparação ao TAA.

Modo 120Hz: desempenho acima de tudo

No modo 120Hz, o PS5 Pro retorna às configurações visuais do PS5 base para priorizar uma taxa de quadros mais alta. Isso oferece uma experiência ainda mais fluida para jogadores que buscam o melhor desempenho.

Com essas melhorias, o PS5 Pro se consolida como uma excelente opção para quem busca experiências gráficas e de desempenho superiores. Black Ops 6 é um exemplo claro do potencial dessa nova geração de consoles.