Notícias

Embaladas pela PlayStation, ações da Sony alcançam valor altíssimo na bolsa do Japão

Divisão de games e projeção da receita para o ano fiscal atual foram os motivos

por Jean Azevedo
Embaladas pela PlayStation, ações da Sony alcançam valor altíssimo na bolsa do Japão

As ações da Sony alcançaram um novo recorde no Japão, fechando a terça-feira (09) cotadas a 3.343 ienes (4,27% acima), conforme apontou a Nikkei. Esse valor superou um marco anterior de 3.260 ienes registrado em 2000. O crescimento reflete o forte desempenho da empresa nos segmentos de jogos (após a “reforma” na PlayStation) e entretenimento.

Esse aumento “repentino” se deu após uma reunião recente da companhia com analistas para tratar sobre o crescimento potencial de seus setores. As franquias e o retorno obtido surtiram um efeito positivo, ocasionando essa alta no mercado japonês.

Os resultados financeiros recentes indicaram um aumento de 69% no lucro líquido trimestral, atingindo 338,50 bilhões de ienes. O segmento de jogos teve destaque, como destacado em artigo do Wall Street Journal, dobrando seu lucro operacional graças às vendas de software e serviços de rede, além de melhorias no hardware.

playstation studios
Fonte: Sony

A empresa também revisou para cima sua projeção de receita para o ano fiscal que termina em março de 2025. Esse otimismo baseia-se no fortalecimento contínuo do mercado de jogos e nas iniciativas estratégicas para expandir sua participação nesse setor — vale ressaltar as recentes tratativas para a compra da Kadokawa.

Os negócios de entretenimento, incluindo jogos, música e filmes, representaram quase 60% da receita total da Sony no último ano fiscal. Esse número reflete o sucesso de investimentos bilionários feitos para reforçar a criação de conteúdo e ampliar o alcance global da empresa.

Ghost of Yōtei
Fonte: Sucker Punch

Para bater o maior valor de todos em 24 anos, as ações precisam apresentar um crescimento superior a 3.390 ienes, registrados em uma alta histórica referente ao mês de março de 2000.

Além disso, fugindo um pouco do ramo de games e divisões semelhantes, a Sony anunciou planos de separar sua unidade de seguros e banco online, com previsão de listagem em 2025. A estratégia visa concentrar recursos e esforços em suas áreas principais, priorizando o entretenimento como motor de crescimento.

Serviço da Sony, Crunchyroll tem o Brasil como segundo maior mercado de assinantes

Em participação recente na CCXP 2024, o presidente da Crunchyroll, Rahul Purini, revelou que o Brasil tem um forte impacto no ecossistema do serviço de animes via streaming da Sony. Nosso país é o segundo maior mercado de assinantes e você pode saber mais aqui!