Embaladas pela PlayStation, ações da Sony alcançam valor altíssimo na bolsa do Japão
Divisão de games e projeção da receita para o ano fiscal atual foram os motivos
As ações da Sony alcançaram um novo recorde no Japão, fechando a terça-feira (09) cotadas a 3.343 ienes (4,27% acima), conforme apontou a Nikkei. Esse valor superou um marco anterior de 3.260 ienes registrado em 2000. O crescimento reflete o forte desempenho da empresa nos segmentos de jogos (após a “reforma” na PlayStation) e entretenimento.
Esse aumento “repentino” se deu após uma reunião recente da companhia com analistas para tratar sobre o crescimento potencial de seus setores. As franquias e o retorno obtido surtiram um efeito positivo, ocasionando essa alta no mercado japonês.
Os resultados financeiros recentes indicaram um aumento de 69% no lucro líquido trimestral, atingindo 338,50 bilhões de ienes. O segmento de jogos teve destaque, como destacado em artigo do Wall Street Journal, dobrando seu lucro operacional graças às vendas de software e serviços de rede, além de melhorias no hardware.
A empresa também revisou para cima sua projeção de receita para o ano fiscal que termina em março de 2025. Esse otimismo baseia-se no fortalecimento contínuo do mercado de jogos e nas iniciativas estratégicas para expandir sua participação nesse setor — vale ressaltar as recentes tratativas para a compra da Kadokawa.
Os negócios de entretenimento, incluindo jogos, música e filmes, representaram quase 60% da receita total da Sony no último ano fiscal. Esse número reflete o sucesso de investimentos bilionários feitos para reforçar a criação de conteúdo e ampliar o alcance global da empresa.
Para bater o maior valor de todos em 24 anos, as ações precisam apresentar um crescimento superior a 3.390 ienes, registrados em uma alta histórica referente ao mês de março de 2000.
Além disso, fugindo um pouco do ramo de games e divisões semelhantes, a Sony anunciou planos de separar sua unidade de seguros e banco online, com previsão de listagem em 2025. A estratégia visa concentrar recursos e esforços em suas áreas principais, priorizando o entretenimento como motor de crescimento.
Serviço da Sony, Crunchyroll tem o Brasil como segundo maior mercado de assinantes
Em participação recente na CCXP 2024, o presidente da Crunchyroll, Rahul Purini, revelou que o Brasil tem um forte impacto no ecossistema do serviço de animes via streaming da Sony. Nosso país é o segundo maior mercado de assinantes e você pode saber mais aqui!