Notícias

Patentes da EA com foco em acessibilidade são abertas ao público

Diversas ferramentas interessantes para os desenvolvedores aplicarem no gameplay

por Jean Azevedo
Patentes da EA com foco em acessibilidade são abertas ao público

Novas patentes da EA foram liberadas para o público junto ao Compromisso de Patentes de Acessibilidade. Isto adiciona 23 registros à iniciativa, que já conta com 38 tecnologias disponíveis gratuitamente. Essas ferramentas visam tornar os jogos mais inclusivos, facilitando o acesso para pessoas com diversas necessidades.

Entre as patentes recém-incluídas e disponíveis para toda a indústria, estão tecnologias avançadas de geração e reconhecimento de fala e áudio, além de melhorias em ferramentas já existentes. A ação segue o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e reflete o compromisso contínuo da EA com a inclusão nos jogos.

EA - Eletronic Arts - Battle Pass

Entre as patentes da EA, existe um plugin para Unreal Engine 5 que integra o IRIS, ferramenta de análise de fotossensibilidade. Ele permite aos desenvolvedores identificar, em tempo real, frames que possam representar riscos para jogadores sensíveis a estímulos visuais durante a criação e testes dos jogos.

Kerry Hopkins, vice-presidente sênior da EA, afirmou: “Acreditamos que jogos devem ser acessíveis para todos. Disponibilizar essa tecnologia para outros desenvolvedores é um passo importante para remover barreiras e promover inclusão no mundo dos jogos.”

Detalhes de algumas das patentes da EA liberadas para o público

As patentes da EA poderão ajudar muitos desenvolvedores a entregar seus jogos a um público ainda maior. Nem todas elas foram detalhadas, mas é possível entender um pouco de como essas ferramentas abrem possibilidades com base no comunicado enviado pela publisher:

  1. Reconhecimento de Fala Inteligente Personalizado: um sistema de reconhecimento de fala que otimiza a precisão e eficiência do reconhecimento de fala ao utilizar mapeamentos de fonemas personalizados para cada usuário, para uma melhor compreensão de sotaques e variações de pronúncia, como das daqueles que possuem deficiências de fala.

  2. Geração de Falas Expressivas de A Partir de Dados de Texto: um sistema que gera áudios de fala expressivos a partir de dados em texto, e permite um maior controle e personalização da fala gerada baseado no estilo de fala escolhido e os atributos do orador ou oradora.

  3. Geração de Fala na Voz de um Jogador ou Jogadora de um Videogame: um sistema que pode gerar falas com a voz de um jogador ou jogadora, para seu avatar, baseado em dados de amostras de fala.

  4. Learning: um sistema que pode envelhecer ou rejuvenescer uma voz para a idade escolhida, sem a necessidade de amostras de voz adicionais.

  5. Alteração de Estilo Musical com Base em Emoções Usando Deep Learning: um sistema que identifica a emoção do jogador e jogadora enquanto jogam e ajusta a trilha sonora de fundo para se adequar melhor a essa emoção.

  6. Seleção Dinâmica de Funcionalidades de Fala em Dispositivos do Cliente: um sistema que automaticamente detecta e habilita tecnologias de reconhecimento de voz em um dispositivo para jogos.

Qual das patentes da EA mais chamaram a sua atenção? Comente abaixo!