Designer narrativa de Silent Hill 2 explica sucesso do terror no entretenimento
Designer da Bloober Team explica motivos para pessoas ainda pagarem para sentir medo
Para alguns: maluco. Para outros: corajoso. De fato, há uma divisão crítica sobre pessoas que pagam por conteúdos de terror para simplesmente sentirem medo. As apostas são sempre arriscadas, mas produtores têm seus motivos para investirem no gênero.
Em entrevista, Barbara Kciuk, designer narrativa da Bloober Team e responsável pelo roteiro do remake de Silent Hill 2, explicou os motivos para o horror ter espaço no cenário internacional. E eles podem ser mais simples do que aparentam: custo-benefício.
Segundo ela, o terror tem uma das “melhores relações entre custo de produção e lucro”. Nos cinemas, por exemplo, longas de baixo orçamento têm cada vez mais espaço, impulsionados pelos subgêneros do found footage, do suspense e do trash/gore.
Já nos games, é possível trazer referências mais recentes. Silent Hill 2 segue como um AAA, mas projetos como Crow Country, Fear the Spotlight e Alisa aparecem entre os melhores jogos do ano; e todos têm em comum: elementos clássicos, estética retrô e essência indie.
Refazer um clássico cult é inerentemente arriscado. Você precisa gerenciar as expectativas dos fãs que jogaram o jogo quando ele foi lançado e corresponder às suas memórias.
Silent Hill 2 e jogos AAA se sobressaem, mas diante de altos custos
De fato, há uma relação entre games inspirados em clássicos e baixo custo de produção. Como os motores gráficos avançaram significativamente nas últimas décadas, os AAAs concentram maior parte dos gastos na indústria.
Além disso, longos tempos de produção, técnicas de captura de movimento e mecânicas modernas de jogabilidade tornam esses títulos mais “aceitáveis” em termos visuais, enquanto jogos indie encontram maior resistência por suas limitações naturais.
Outro ponto válido sobre jogos de terror diz respeito à própria proposta. Como há o foco em assustar e criar atmosferas agonizantes, conceitos simples e objetivos são mais comuns — lembre da tonelada de games na Steam baseados em casas, Backrooms e outros.
O terror tende a ter sucessos de equipes muito pequenas, ou até mesmo de desenvolvedores individuais.
Silent Hill 2 Remake está disponível para PS5 e PC. O título pode ser adquirido com desconto de 20% na PS Store como parte da promoção de Black Friday.