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Fundador da Arkane critica sistema do Metacritic: “injusto e enganoso”

Para o desenvolvedor, lançar games “seguros e chatos” são garantia de notas mais altas

por Jean Azevedo
Fundador da Arkane critica sistema do Metacritic: “injusto e enganoso”

Raphael Colantonio, fundador da Arkane Studios e atual presidente da WolfEye Studios, criticou o sistema de avaliação do Metacritic. Para o desenvolvedor, a plataforma incentiva produções “seguras e entediantes” em detrimento de projetos inovadores que podem apresentar falhas técnicas no lançamento.

Em um comentário público, Colantonio afirmou: “Desde que um jogo seja bem-acabado no lançamento, você tem a garantia de 80%, não importa o quão chato o jogo possa ser.” Ele mencionou títulos como Stalker 2, que, mesmo recebendo elogios pela criatividade, foram penalizados por problemas técnicos.

O ecossistema do Metacritic incentiva os desenvolvedores a criar jogos seguros e chatos.
Desde que um jogo seja bem-acabado no lançamento, você tem a garantia de 80%, não importa o quão chato o jogo possa ser.
Enquanto isso, Stalker 2 recebe 73 porque é um pouco duro no lançamento.
Injusto, enganoso.

Segundo Colantonio, o sistema de avaliação do Metacritic acaba sendo “injusto e enganoso” ao favorecer jogos tecnicamente polidos, mas sem inovação. Ele ressaltou que essa abordagem desestimula a criação de experiências que desafiem as expectativas dos jogadores e promovam originalidade no mercado.

O criador de Dishonored e Prey também pontuou que a dependência de notas elevadas impacta decisões de estúdios e publicadoras. Avaliações medianas podem comprometer a visão do público em torno do projeto, definindo se ele é um daqueles que apenas precisa de um patch ou se é um jogo medíocre. 

Metacritic tem empate triplo entre indicados do GOTY

Elden Ring: Shadow of the Erdtree, Metaphor: ReFantazio e Astro Bot têm exatamente a mesma nota no Metacritic: 94. O que mais eles têm em comum? Todos estão indicados ao Jogo do Ano. Saiba mais detalhes neste link!