Criar a versão de PS3 de Skyrim foi bastante difícil, confessa dev
Jogo teve até expansão chegando depois do prazo devido aos contratempos
Quando The Elder Scrolls V: Skyrim foi lançado em 11 de novembro de 2011, a Bethesda alcançou um novo patamar de sucesso. Com sua jogabilidade em mundo aberto, o RPG se tornou um marco e tanto na indústria, mas sua versão para PS3 parece ter dado bastante trabalho para os desenvolvedores.
O ex-designer chefe de Skyrim, Bruce Nesmith, disse ao VideoGamer quais foram os desafios dessa adaptação para PS3. Segundo ele, a arquitetura da memória dividida do console dificultou o desempenho em comparação com o Xbox 360, que permitia flexibilidade na alocação de recursos.
Nesmith destacou o esforço da equipe: “Foi um trabalho hercúleo e sem reconhecimento; uma longa jornada para fazer isso acontecer”, comentou ele sobre a adaptação. A arquitetura do PS3, com memória dividida, trouxe obstáculos que a equipe enfrentou com grande esforço.
Mesmo com melhorias ao longo do tempo, a versão do PS3 ainda sofria de problemas como quedas de framerate e pop-in de texturas. Nesmith observou que, com as chegadas das expansões, o Xbox 360 continuava sendo a melhor experiência em console para Skyrim — por isso, Dragonborn veio antes para o console da Microsoft.
Jogos sem bugs “são impossíveis”, diz designer de Skyrim
Ainda de acordo com Nesmith, lançar um jogo “sem bugs” é algo praticamente impossível de se fazer. Os desenvolvedores sabem onde tem problemas, mas mesmo assim acabam descobrindo problemas adicionais com feedbacks. Entenda melhor aqui!