Notícias

Ex-CEO da PlayStation pede “hard reset” no mercado de consoles

Shawn Layden acredita que PlayStation, Xbox e Nintendo devem pensar em como inovar mais no mercado

por Thiago Barros
Ex-CEO da PlayStation pede

Shawn Layden sempre foi um “homem do povo”. Hoje na Tencent, o executivo fez carreira na PlayStation desde 1987, servindo como presidente da SIE Worldwide Studios de 2014 a 2019, e neste período ganhou o carinho dos fãs. Agora, sendo mais um deles, ele acredita que a comunidade está cansada do panorama atual de consoles.

Em entrevista ao VGC na Gamescom Asia, Layden destacou que está na hora de pensar em um novo modelo de negócios.

“Fizemos essas coisas dessa forma por 30 anos, a cada geração os custos aumentaram e nos ajustamos a isso. Agora chegamos ao limite, onde o centro não aguenta mais, não podemos continuar fazendo as coisas como antes. É hora de um verdadeiro hard reset no modelo de negócios, um reinício sobre o que significa ser um videogame,” ele disse. “Não é 80 horas, não é 90 horas, mas se for, isso é uma categoria completamente diferente.”

Quando perguntado sobre o futuro do hardware de consoles, Layden disse acreditar que um aumento de potência por si só não atrairia a maioria dos jogadores.

“Isso atingiu um patamar. Estamos em um estágio de desenvolvimento de hardware que eu chamo de ‘apenas cachorros conseguem perceber a diferença’,” ele disse.

“Se você está jogando e a luz do sol está entrando pela sua janela e batendo na sua TV, você não está vendo nenhum ray tracing. Tem que ser super otimizado… você precisa ter um monitor 8K em uma sala escura para perceber essas coisas.

“Estamos brigando por teraflops e esse não é o lugar para estar. Precisamos competir com conteúdo. Aumentar as especificações do console, acho que já atingimos o teto.”

Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, critica a guerra de consoles

A Guerra de Consoles tem os seus lados, mas também conta com protestantes. Como é o caso de Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, que defende algo ainda mais radical: a existência de um único console padrão para que todos tivessem acesso aos mesmos conteúdos e experiências. Leia mais aqui.