Especiais

[Entrevista] A Quiet Place: The Road Ahead busca refletir a tensão e imprevisibilidade dos filmes

Em entrevista exclusiva ao MeuPS, Manuel Moavero esclarece mecânicas de jogabilidade e semelhanças com o conceito dos filmes

por André Custodio
[Entrevista] A Quiet Place: The Road Ahead busca refletir a tensão e imprevisibilidade dos filmes

Lançado nesta quinta-feira (17) para consoles e PC, A Quiet Place: The Road Ahead é a nova aposta de terror da Saber Interactive e da Stormind Games. O título chega com inovações interessantes e com a proposta de fazer jus à aclamada franquia Um Lugar Silencioso.

Tivemos a oportunidade de conversar com o chefe de game designer do título, Manuel Moavero, para entender um pouco mais sobre as mecânicas de gameplay. Segundo ele, o projeto foi criado para refletir a tensão e imprevisibilidade dos filmes.

“Cada ação, por mais trivial que pareça, pode gerar sons que atraem criaturas”, explica Moavero, enfatizando que superfícies diferentes respondem com níveis variados de ruído. Isso obriga os jogadores a avaliarem cada movimento, pois até o menor erro pode ser fatal.

Introduzimos a ferramenta de fonômetro, que ajuda a gerenciar os níveis de som, e a capacidade de escanear o ambiente ao redor para encontrar cobertura sonora e permanecer escondido. No entanto, nem sempre é possível encontrar cobertura sonora para se esconder, e as próprias criaturas têm habilidades únicas que podem tornar a caça ainda mais imprevisível.

A Quiet Place: The Road Ahead
Fonte: Saber Interactive

Integração com microfone quebra a quarta parede

A integração de elementos reais, como o rastreamento por microfone, reforça a tensão em A Quiet Place: The Road Ahead. Assim como houve em Alien Isolation, é preciso fazer silêncio também na vida real, apesar disso ser um recurso opcional e ativável via menu.

Desde os estágios iniciais, imaginamos que o jogador teria que fazer o mínimo de ruído possível não apenas no jogo, mas também na vida real, em seu quarto com o controle na mão.

A ideia de usar o microfone como uma variável adicional surgiu espontaneamente dentro da equipe, e mesmo que ainda não tivéssemos anunciado isso como uma funcionalidade, imediatamente capturou a imaginação daqueles que viram os primeiros trailers.

A Quiet Place: The Road Ahead
Fonte: Saber Interactive

Para complementar essa experiência, as mecânicas de jogabilidade de A Quiet Place: The Road Ahead foram elaboradas para manter um ritmo dinâmico, inspirando-se em elementos que fizeram sucesso nos cinemas, em especial a sobrevivência silenciosa.

Segundo Movaro, o equilíbrio entre “desafios imediatos”, resolução de quebra-cabeças e exploração de ambientes determina uma aventura fluida e intensa, “que alterna entre momentos de calma e ações de alta tensão”.

Além disso, a presença de diferentes ambientes e a variedade de materiais que influenciam o nível de ruído gerado adicionam outro elemento de dinamismo, mantendo o jogo interessante e imprevisível à medida que o jogador avança em sua aventura.

Protagonista de A Quiet Place: The Road Ahead oferece desafio extra

Além dos desafios do mundo, Alex, protagonista de A Quiet Place: The Road Ahead, exigirá controle constante de seus níveis de estresse. Isso porque ela sofre de asma e precisa manter a sanidade, pois qualquer pico emocional pode lhe fazer parar para respirar.

Essa mecânica é impactada por momentos mais cinematográficos da trama, assim como pela proximidade com as criaturas. Dessa forma, os jogadores precisam manter uma certa distância, mesmo em mapas que não oferecem muito espaçamento.

O jogador deve gerenciar cuidadosamente seus níveis de estresse, não apenas usando o inalador para trazê-los de volta a níveis seguros, mas também escolhendo sabiamente quando tomar um caminho fisicamente mais exigente que requer mover objetos pesados, escalar ou atravessar uma área cheia de fumaça em vez de um caminho mais simples que pode colocá-los em uma situação mais arriscada.

Até mesmo a distância para as criaturas afeta os níveis de estresse de Alex. Falhar em gerenciar todos esses elementos coloca Alex em uma posição onde ela pode sofrer uma crise respiratória e precisará gerenciá-la antes que seja tarde demais, mas isso não é fácil de fazer quando uma criatura está a poucos metros de distância.

A Quiet Place: The Road Ahead está disponível para PS5, Xbox Series e PC.