Ex-PlayStation, Shawn Layden critica “bloqueio criativo” da indústria
Conforme reportado pelo Games Industry, Layden afirmou estar vendo um "bloqueio criativo"
Shawn Layden, ex-executivo da PlayStation bastante conhecido na comunidade gamer, participou de uma apresentação na Gamescom Asia e falou um pouco sobre como vê a indústria “travada” no momento.
Conforme reportado pelo Games Industry, Layden afirmou estar vendo um “bloqueio criativo” no desenvolvimento de jogos.
“Hoje, os custos iniciais para fazer um jogo AAA estão na casa das centenas de milhões. Acho que, naturalmente, a tolerância ao risco diminui. E você começa a ver sequências, cópias, porque os caras das finanças que fazem as contas dizem: ‘Bem, se Fortnite fez esse tanto de dinheiro nesse período de tempo, minha cópia de Fortnite pode fazer isso nesse mesmo período.’ Estamos vendo um colapso da criatividade nos jogos atualmente, com a consolidação dos estúdios e o alto custo de produção”.
Além disso, Layden afirmou que “os jogos AA sumiram”, o que ele descreveu como “uma ameaça ao ecossistema”. Segundo ele, é importante ter mais exposição para estes games.
“Agora, se conseguirmos um pouco mais de interesse, empolgação e exposição para esses jogos de menor orçamento, mas super criativos e incomuns… Eu gostaria de ver mais disso. Porque se formos apenas depender dos blockbusters para seguir em frente, acho que isso é uma sentença de morte”.
Layden começou a trabalhar na Sony em 1987, servindo como presidente da SIE Worldwide Studios de 2014 a 2019. Desde setembro de 2022, ele trabalha como consultor estratégico na Tencent.
Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, critica a guerra de consoles
A Guerra de Consoles tem os seus lados, mas também conta com protestantes. Como é o caso de Shawn Layden, ex-chefe da PlayStation, que defende algo ainda mais radical: a existência de um único console padrão para que todos tivessem acesso aos mesmos conteúdos e experiências. Leia mais aqui.