Prévias

[Jogamos] Sonic x Shadow Generations é a volta de um dos melhores jogos da franquia

Jogamos Sonic x Shadow Generations na Brasil Game Show 2024 e trazemos nossas primeiras impressões

por Vinícius Paráboa
[Jogamos] Sonic x Shadow Generations é a volta de um dos melhores jogos da franquia

Desde seu lançamento em 2011, Sonic Generations conquistou uma legião de fãs. O título, que celebrava os 20 anos do ouriço azul, uniu nostalgia com modernidade — mesclando gameplays do Sonic clássico em 2D, com a versão mais nova, em 3D. Agora, o jogo retorna na forma de Sonic x Shadow Generations, que parece ainda melhor.

A grande diferença entre a versão antiga e a nova, é a adição de uma campanha para Shadow. No estande da SEGA na Brasil Game Show, o MeuPlayStation teve a oportunidade de testá-lo. Nesta demo, pudemos relembrar dos primeiros cenários de Sonic Generations (2011), além de nos aventurarmos com Shadow em uma fase inédita e até enfrentar um chefão.

Vamos começar pelas novidades. Controlar Shadow é diferente de estar na pele de Sonic. O ouriço preto desliza pelos cenários, enquanto utiliza habilidades de lentidão temporal, permitindo que atravesse obstáculos com maior facilidade — tal mecânica lembra o poder de Kapuna-Wa, uma das máscaras de Crash Bandicoot 4: It’s About Time.

Claro, ainda existem diversas similaridades. Ele coleta rings para conseguir usar um boost de velocidade, mira e ataca inimigos, desliza em corrimões… tudo bem familiar para quem jogou a versão antiga. Aliás, falar nisso nos leva a outra mudança: as trocas nos botões de boost de velocidade e do Homing Attack.

Sonic x Shadow Generations

Em Sonic Generations (2011), para “ligar o turbo”, bastava pressionar quadrado. Agora, o botão para isto é o R2. O Homing Attack, por sua vez, era ativado com X + X — pule, mire em um inimigo e mande-o à cova. No Sonic x Shadow Generations, a combinação é X + quadrado.

O chefão, uma gosma rosa gigantesca, não deu muto trabalho. Bastou desviar dos seus golpes, que podiam ser antecipados facilmente, então, utilizar o Homing Attack em bolhas flutuantes, que levavam Shadow até o núcleo dele. Ali era só esmagar o botão quadrado para socar e chutar o infeliz até sua HP zerar. Aliás, a mecânica de lentidão do tempo se mostrou eficaz no confronto.

No geral, a jogabilidade com Shadow parece divertida e empolgou nos minutos que tivemos com a demo. Vale lembrar: a Sonic Team promete que a campanha do ouriço preto terá quase a mesma duração do jogo original inteiro. Um prato cheio para quem quer gastar mais horas no gameplay.

SONIC x Shadow Generations

Mas, pera lá… e o protagonista!? Sonic é a figura central da franquia e não pode ser jogado pra escanteio em Sonic x Shadow Generations — embora já saibamos tudo sobre o que acontecerá em sua campanha.

Na demo, revisitamos a clássica Green Hill Zone, tnato na pele do Sonic clássico, quanto do Sonic 3D. No geral, praticamente nada muda, com exceção das alterações nos botões, citadas alguns parágrafos acima.

Claro, os gráficos parecem repaginados, feitos para gerações mais atuais dos consoles. Caso não saiba, Sonic Generations (2011) ficou um pouco no esquecimento, pois se limitava ao PS3, Xbox 360 e PC. Agora, mais jogadores poderão conhecer a excelente aventura, no PS4 e PS5.

Sonic x Shadow Generations (1)

Sonic x Shadow Generations tem data de lançamento para 25 de outubro. Caso a boa impressão causada pela demo permaneça para a versão completa, os fãs terão uma bela joia nas mãos.