Especiais

O que achamos do PS5 Pro?

Preço do PS5 Pro é a nova trend do momento e não como fugir deste assunto

por Daniel dos Reis
O que achamos do PS5 Pro?

Caro não… caríssimo. Esse é o sentimento geral entre os fãs de PlayStation ao descobrirem o preço do PS5 Pro, e aqui no MeuPS as reações não foram diferentes. Afinal, o que foi isso, Sony?

A tão aguardada revelação do console de meio de geração da gigante japonesa deixou um gosto amargo, e por que não dizer, até assustador. As opiniões são praticamente unânimes em relação ao preço, além de convergirem em diversos outros aspectos.

Começo por mim. Embora estivesse animado para o anúncio, a apresentação foi um balde de água fria. Não apenas pelo desfecho, mas por outros motivos variados. Vamos pensar um pouco: o PS5 Pro é realmente necessário? Não me parece que o atual PS5 precise de uma atualização, já que vimos poucos títulos que exploram verdadeiramente a nova geração. Um Spider-Man 2 aqui, um Returnal ali, Ratchet & Clank acolá… Todos ótimos jogos, mas a sensação é de que o PS5, lançado em 2020, ainda não foi plenamente testado.

Penso que o foco da Sony deveria ser na criação de jogos single-player de alta qualidade, exclusivos, atendendo aos seus fiéis consumidores. Não estamos pedindo live service ou atualizações caras, apenas bons jogos. Será que isso é exigir muito?

E concluo pensando que estes novos valores abrem um precedente muito perigoso. Se a resposta em vendas for positiva, nada mais vai impedir de vermos outros aumentos.

PS5 Pro preços

Vários colegas do MeuPlayStation compartilham desse pensamento. Rapha, nosso influenciador, ressalta que ele não é o público-alvo do PS5 Pro, por diversos motivos.

“A revelação perdeu impacto devido aos vazamentos (todos confirmados, inclusive o design). Assim como no caso do PS4 Pro, eu não sou o público desse novo hardware, que é voltado para quem valoriza detalhes visuais – algo que não é prioridade para mim. Então, por mais que o preço seja absurdo, eu não o consideraria de qualquer forma”, comentou ele.

José de Lima, nosso Mestre Jedi das redes sociais, também preferiria ver mais jogos e menos hardware.

“Em uma geração marcada por remasterizações e remakes, um console mais potente sem jogos que justifiquem essa potência é decepcionante. O preço elevado é apenas mais um detalhe, considerando que aguardamos há anos por grandes lançamentos que tornassem um PS5 Pro necessário.”

PS5 Pro tamanho em relação ao PS5 Slim

Tatiane, gerente operacional, também não se impressionou com o novo console.

“O PS5 Pro parece seguir a mesma proposta do PS4 Pro: é voltado para entusiastas, que querem aproveitar ao máximo o desempenho aprimorado, ray tracing, etc. Porém, nem todos estão interessados (ou têm condições) de fazer esse upgrade. E o fato de não vir com leitor de discos e sem suporte vertical (que, no caso do PS5 Slim, nem chegou a aparecer no Brasil) só torna o valor e o anúncio ainda mais amargos.”

Thiago, Editor-Chefe, traz mais algumas observações à mesa. Ele menciona que o PS5 Pro pode ser uma boa opção para quem tem muito dinheiro sobrando, uma TV de ponta ou ainda não possui um PS5. Ele completa:

“Agora, se você, como a maioria, já tem um PS5 e está satisfeito com ele, é melhor esperar pelo PS6. As melhorias técnicas são interessantes, mas ainda é pouco para justificar um preço tão alto para quem já possui o PS5, que continua sendo um excelente hardware.”

O preço também é um impeditivo para Murilo, responsável por trazer as melhores ofertas de jogos e acessórios para o MeuPS.

” ‘A jornada continua’, foi o que a Sony disse ao nos apresentar o PS5 Pro, mas, para mim, essa jornada ainda está começando, mesmo após quatro anos de vida do PS5. As novidades são empolgantes: IA melhorando a renderização, mais velocidade, maior armazenamento e um design que, para mim, evoluiu. Mas, com o ritmo atual de lançamentos e o preço exorbitante, não me vejo com um PS5 Pro na minha mesa tão cedo.”

Nosso gerente de relacionamentos, Daniel Oliveira, é um pouco mais otimista, mas ainda aguarda para ver se o PS5 Pro justificará seu valor.

“Acho positivo quando a indústria se esforça para oferecer o melhor aos jogadores. Espero que, com os próximos lançamentos para o PS5 Pro, tenhamos títulos que realmente justifiquem o investimento.”

PS5 Pro deitado

Surpreendentemente, quem realmente se empolgou foi André, nosso redator mais crítico. Ele foi o único que manifestou interesse em adquirir o PS5 Pro.

“A apresentação me empolgou bastante, e acredito que muitas promessas serão cumpridas, aquelas que não foram no início da geração. Não dá para negar que todos esses avanços tecnológicos vêm com um custo elevado, principalmente no Brasil. É algo que pretendo adquirir, mas só após algum tempo no mercado.”

Nosso editor, que começou sua análise em cima do muro, não deixou de criticar o preço:

“O grande problema é o valor: US$ 700. A Sony precisa justificar essa transição do PS5 Base/Slim para o Pro. Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, já que mais informações sobre especificações e jogos virão. Até o momento, não vejo como um investimento plausível.”

Por último, Jean, nosso redator mago das imagens, está cautelosamente otimista, mas com algumas ressalvas além do preço.

“Acredito que o PS5 Pro elevará o nível dos jogos da PlayStation Studios. No entanto, temo que apenas alguns títulos de estúdios parceiros consigam explorar totalmente o potencial do hardware. A proposta certamente vai agradar os entusiastas, e o marketing provavelmente vai surfar no hype de jogos como GTA VI e Marvel’s Wolverine. Minha preocupação é que trailers futuros nos iludam com a performance do PS5 Pro, fazendo parecer que os modelos base também rodarão da mesma forma. Me interessa, mas não quero abrir mão do meu PS5 de 2020, dependendo do preço.”

Embora a apresentação do brilhante Mark Cerny tenha abordado diversos aspectos técnicos, que deveriam ter sido o foco principal da discussão, foi o preço que dominou as conversas. Faltaram demonstrações de jogos e mais argumentos sólidos para convencer a audiência de que o PS5 Pro é uma boa opção, tanto para novos jogadores quanto para aqueles que consideram um upgrade.

E você, o que pensa a respeito?