Investidores minoritários protestam contra CEO da Ubisoft
Grupo chamado AJ Investments, que tem 1% das ações da empresa, emitiu carta público pedindo melhorias na gestão
Nos últimos dias, a Ubisoft viu suas ações baterem o menor valor dos últimos 10 anos, logo após o lançamento de Star Wars Outlaws, que foi um grande investimento e, provavelmente, estava cercado de expectativas positivas de diretoria e investidores. E isso, claro, assustou quem tem o seu dinheiro “apostado” na companhia.
É o caso do grupo AJ Investments, que conforme reporta o Insider Gaming, emitiu uma extensa carta aberta à desenvolvedora pedindo mudanças na gestão da mesma.
Como acionistas minoritários significativos na Ubisoft Entertainment, por meio da AJ Investments e de nossos parceiros, estamos escrevendo para expressar nossa profunda insatisfação com o desempenho atual e a direção estratégica da empresa. Os resultados trimestrais recentes, que incluíram o adiamento de jogos importantes como Rainbow Six Siege e The Division para 2025 e uma redução na previsão de receita para o segundo trimestre de 2024, aumentaram nossas preocupações quanto à capacidade da administração de gerar valor para os acionistas a longo prazo. O preço das ações da Ubisoft caiu mais de 40% no último ano, em comparação com o aumento de seus concorrentes e índices.
A carta tem vários pontos de interesse destacados pelos investidores, que apontam o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, como principal culpado pelos problemas da marca.
Na situação atual, a Ubisoft está mal administrada, e os acionistas são reféns dos membros da família Guillemot e da Tencent, que se aproveitam deles. A gestão está focada em agradar investidores com resultados trimestrais, em vez de se concentrar em uma estratégia de longo prazo para proporcionar uma experiência excepcional aos jogadores. Nossa empresa possui amplo conhecimento sobre a indústria de games, fomos acionistas de longo prazo da Activision Blizzard e começamos nossa posição na Ubisoft há algumas semanas, continuando a aumentá-la.
Ainda de acordo com a AJ Investments, a Ubisoft é uma empresa subvalorizada e que deveria valer entre €40 e €45 por ação. Para eles, a melhor solução para tudo isso, seria torná-la uma companhia de capital privado. Contudo, apesar de questionarem pontos válidos, os representantes da AJ Investments, segundo o Wall Street Journal, têm apenas 1% das ações da Ubi.
Novo jogo da Ubisoft pode ser um sci-fi pós-apocalíptico
Detalhes de um suposto novo jogo da Ubisoft estão circulando na internet. Sob codinome Iridium, o título pode ser uma aventura de ficção científica em mundo pós-apocalíptico e vai marcar o retorno de um integrante importante da editora.
As informações teriam sido compartilhadas por Kim Hurdon. Em outras oportunidades, o diretor de elenco de dublagem trabalhou em títulos de peso, como Avatar: Frontiers of Pandora e Star Wars Outlaws, citando os jogos mais recentes.