Se recuperaram! 7 jogos que deram a volta por cima
Nem todo grande sucesso chegou como esperado na indústria de games
Já se foi o tempo em que comprávamos um game e ele vinha definitivamente pronto. Enquanto nas primeiras gerações de consoles como no PS1 e no PS2 não existiam patches de correções online, do PS3 pra frente muita coisa mudou. Nessa lista, citaremos muitos jogos que se recuperaram após lançamentos conturbados.
Não vão pensar que só tem título fraco não, viu? Nessa seleção há grandes franquias que continuam fazendo sucesso até os dias atuais, enquanto outras acabaram sofrendo as consequências e nem terão continuação. Confira como ficou a escolha da lista logo abaixo:
Jogos que se recuperaram e deram a volta por cima
Fallout 76
Dizem as más línguas que a série de Fallout só não é perfeita por não representar devidamente os bugs de dentro dos jogos. Fallout 76 continua tendo situações minimamente estranhas rolando por lá, principalmente após as mais recentes atualizações para PS5, Xbox Series e PC, porém, no início foi ainda mais confuso.
A Bethesda continuou apostando no jogo e ele veio recuperando o prestígio dos jogadores aos poucos. Logo após a estreia, cenas como essa eram marcantes:
Ainda em 2019, o jogo era considerado um fiasco por parte da comunidade. Seria esse o fim da Bethesda? Nada disso. Todd Howard admitiu que o estúdio deixou a desejar e os desenvolvedores não pararam de oferecer suporte para o jogo.
Com os lançamentos de expansões contínuas, muitos erros começaram a ser corrigidos. Com a dignidade recuperada, o game chegou aos catálogos do PlayStation Plus Extra e Game Pass.
O resultado esperado enfim apareceu: a comunidade compareceu em peso e encontrou um jogo com muito menos bugs em relação à versão de lançamento. Que reviravolta, não é mesmo?
Street Fighter V
Street Fighter V foi um desses games que se recuperaram após uma estreia não tão boa assim. Dessa vez, os bugs afetavam principalmente o público de PC. Um erro fatal ocorria ao lançar o título nos computadores e muita gente ficou sem se divertir por um tempo no gameplay.
Outras reclamações passavam pelo notável input lag, falta de modo arcade e uma proposta com “ausência de competitividade” para quem gosta de eSports. Ainda por cima, a Capcom lançou diversas outras edições mais completas, deixando quem comprou a versão base um pouco irritado na época.
Como a Capcom se recuperou? Ouvindo a comunidade. Os delays nos comandos e input lags foram superados, deixando o gameplay mais fluido. Por outro lado, a insatisfação com as edições permaneceu.
Final Fantasy XIV
Outra proposta que apresentava muitos crashes quando foi lançada e atualmente é um sucesso foi Final Fantasy XIV. Além dos problemas com desempenho, a comunidade lutou contra problemas de conexão, sem Chocobos, sem masmorras… ou seja, podemos chamar de uma estreia de um título incompleto.
Diante dessa situação, a Square Enix decidiu reconstruir o jogo do zero sob a liderança de Naoki Yoshida, que foi nomeado diretor e produtor. Durante o desenvolvimento, a equipe manteve a versão original online enquanto trabalhava em uma nova versão, intitulada Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.
O relançamento ocorreu em agosto de 2013 e foi um sucesso, com críticas positivas e uma recepção calorosa dos fãs. A nova versão corrigiu os problemas anteriores e estabeleceu o jogo como um dos MMORPGs mais populares, redefinindo a franquia e restaurando a confiança na Square Enix.
No Man’s Sky
Jogo de exploração espacial muito querido atualmente, principalmente por quem joga no PlayStation, No Man’s Sky não teve vida fácil em seu lançamento. Esse é visto como um dos jogos que se recuperaram com aquele troféu platina, uma real volta por cima.
Não estamos falando somente das resoluções de bugs, travamentos e problemas visuais dessa vez. No Man’s Sky se superou a ponto de parecer outro jogo do PlayStation 4 para o PlayStation 5 também, com muitas melhorias gráficas e de performance. Observe:
DriveClub
O jogo de corrida da PlayStation não teve o melhor lançamento possível. Falhas no desempenho e a experiência online, recursos importantes para os jogadores na era do PS4, prejudicaram a primeira impressão.
No entanto, a recuperação veio em grande estilo.
DriveClub se recuperou através de um suporte pós-lançamento robusto da Evolution Studios, que introduziu melhorias significativas, como a estabilidade dos servidores, novos conteúdos gratuitos e atualizações que corrigiram falhas.
Essa recuperação incluiu a adição de novos carros, eventos e uma localização inédita no Japão. Além disso, a inclusão de efeitos climáticos dinâmicos e novos modos de fotografia foram oferecidos gratuitamente. Esses esforços transformaram DriveClub em uma experiência altamente recomendada
Muitas pessoas sentem saudade da proposta atualmente. Afinal de contas, quando a comunidade criou uma certa identificação com o título — e até disseram ser melhor que GT7 — ele teve seus servidores fechados. Sente falta desse?
Assassin’s Creed Unity
Personagens sem rosto, falhas no gameplay e outros problemas prejudicaram Assassin’s Creed Unity de se destacar logo quando chegou aos consoles e PC em 2014. A Ubisoft se desculpou e prometeu melhorar, mas o estrago já estava feito nas redes sociais:
No final das contas, mesmo com esses contratempos, Unity se superou e se provou um dos grandes títulos da franquia. Atualmente, até apontam ele como um dos melhores da saga Assassin’s Creed.
Cyberpunk 2077
Se não fosse Cyberpunk: Mercenários e a atualização 1.6, Cyberpunk 2077 não entraria nessa lista de jogos que se recuperaram ao longo do tempo. Lançamento conturbado, bugs, remoção da PS Store… aconteceu de tudo com o RPG da CD Projekt RED.
Depois de contornar tudo isso, o título até teve uma expansão chamada Phantom Liberty. Essa veio somente para a atual geração de consoles e cravou a volta por cima do jogo.