Notícias

Comunidade e autenticidade: os pilares de VALORANT no PS5

MeuPlayStation conversou com Diego Martinez, general manager da Riot Brasil, durante evento em São Paulo

por Thiago Barros
Comunidade e autenticidade: os pilares de VALORANT no PS5

A Riot Games fez uma grande celebração em São Paulo neste último final de semana: a VALORANT Block Party. Reunindo a comunidade para assistir à decisão do VCT Américas e também ter um primeiro gostinho de VALORANT no PS5, com a beta da versão para consoles do shooter liberada para testes, a empresa deu mais um importante passo na relação excelente que tem com os fãs brasileiros.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

E é claro que o MeuPlayStation participou do evento, com direito a um bate-papo com Diego Martinez, general manager da Riot Brasil. Nesta conversa, ele falou sobre como a estratégia de lançamento de VALORANT no PS5 envolve a comunidade e tem um grande desafio: manter a autenticidade e a expressão que são marcas registradas do jogo.

“É um cuidado constante de garantir que a experiência que entregamos no PC também seja entregue no PlayStation”, disse o executivo, que confirmou que o feedback está sendo bastante positivo até o momento.

Nova jornada de VALORANT no PS5

A gente está começando uma nova jornada com consoles. Estamos querendo cuidadosamente aprender com essa comunidade. Seus hábitos, sua rotina. PlayStation é uma das maiores plataformas do mercado, e nós queremos ter esse aprendizado. O usuário destas plataformas garimpa conteúdo e informações de forma diferente, e sabemos que o conteúdo será fundamental para essa relação. Nós esperamos ter uma grande audiência de PlayStation para ser consumidora, e nossa expectativa inicial é de muito aprendizado para entender como essa comunidade quer interagir e ter uma boa experiência com o jogo.

É um produto desenhado para o console. Não há jogo cross-plataforma, mas é o mesmo conteúdo. Quem está no PC, vai poder usar o conteúdo adquirido no console. Além disso, publicar um jogo entre plataformas distintas exige um trabalho com um cuidado maior do nosso lado, porque o VALORANT trabalha muito lifestyle e capacidade de expressão do jogador, então temos que continuar dando atributos e mecânicas para que você, como jogador, consiga expressar isso, da onde quer que esteja. E, claro, com o joystick, a mecânica e o jeito de pensar são diferentes. Esse é o principal desafio: trazer uma experiência autêntica, com a essência do VALORANT, e criar momentos-chave que o jogador vai se orgulhar.

Feedback de VALORANT no PS5

O feedback tem sido muito positivo. Estamos trabalhando com uma rede de influenciadores de consoles, e uma preocupação era realmente garantir que essa mecânica seja semelhante à de shooters no PC. A jogabilidade tem sido muito gostosa, fluida de adaptar e aprender. Temos algumas features como o Foco, a assistência de mira, porque de uma forma geral, o jogador de shooter pode ter um certo frenesi para conquistar o objetivo, e o VALORANT traz essa realidade que permite que você tenha alguns segundos de precisão, de pensar como aumentar sua precisão no tiro, e os jogadores de PlayStation têm avaliado como grande novidade.

Importância da comunidade para a Riot

Estamos ainda em um momento de construção de comunidade nos consoles, mas estes jogadores que estão entrando, estão identificando uma comunidade bacana de fazer parte. Hoje, por exemplo, tivemos cerca de 300 pessoas vibrando em torno de uma competição. É uma comunidade que está abrindo os braços para dar as boas-vindas aos jogadores de console. Queremos que haja uma integração. Respeitando os espaços de cada comunidade, mas sendo um grande conector. Você pode ser no seu estilo, sua expressão, jogando no console, como seu amigo no PC, e depois vocês vão trocar histórias, mas todos conectados ao mesmo jogo, mesma ideia de lifestyle que o jogo traz.

A comunidade é o que nos move desde a nossa fundação em 2009 com o League of Legends. Aprendemos muito com ela, e continuamos ouvindo muito. Ouvir e entrar com cuidado é sempre a prerrogativa inicial de qualquer produto novo que colocamos. Queremos que a comunidade se sinta à vontade de falar o que está achando do que estamos fazendo. É nosso principal canal de feedback, nossa principal força. Se não ouvimos e não trazemos também uma devolutiva, perdemos a essência que nos move. É nossa expectativa também com os consoles. Com uma comunidade grande como de PlayStation, queremos muito nos conectar e ter também essas pessoas nos nossos eventos. É sobre celebrar e conectar. A comunidade é a liga fundamental de tudo.

Você jogou a versão beta de VALORANT no PS5? Conte pra gente nos comentários o que achou!