BioShock quase foi cancelado porque “não teria vendas satisfatórias”
Ken Levine trouxe segredos dos bastidores da criação da franquia
Ken Levine, o criador de BioShock e BioShock Infinite, concedeu uma entrevista à Revista Edge e revelou que a franquia quase não existiu porque as expectativas de vendas do projeto não eram satisfatórias. Ele relembrou como foi o processo de desenvolvimento e como as situações passaram por reviravoltas até o estabelecimento da IP.
A Irrational Games surgiu do desejo dos desenvolvedores em criar um projeto similar a System Shock 2 no gênero immersive sim. Contudo, o próprio Levine vetou a ideia inicialmente por causa de preocupações financeiras, mas logo o convenceram.
Quando mostraram o protótipo para as publishers, o conteúdo foi recusado por “não fazer dinheiro”. Foi aí que surgiu a ideia de mostrar BioShock para jornalistas e as prévias foram muito positivas. Com as matérias no ar, Levine relata que recebeu ligações de pessoas interessadas no projeto. “Acredito que isso gerou um senso de demanda na publisher”, disse o diretor.
Após os eventos, a Take-Two comprou os direitos de publicação e forneceu um budget modesto para o desenvolvimento. Ainda havia o risco de cancelamento, mas as sequências justificaram o sucesso com mais de 41 milhões cópias vendidas em todo o mundo.
Após BioShock, Levine trabalha na IP Judas
Judas é o novo projeto de Ken Levine e promete muita ação, puzzles e personagens profundos. Saiba mais sobre o game!