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BioShock quase foi cancelado porque “não teria vendas satisfatórias”

Ken Levine trouxe segredos dos bastidores da criação da franquia

por Raphael Batista
BioShock quase foi cancelado porque

Ken Levine, o criador de BioShock e BioShock Infinite, concedeu uma entrevista à Revista Edge e revelou que a franquia quase não existiu porque as expectativas de vendas do projeto não eram satisfatórias. Ele relembrou como foi o processo de desenvolvimento e como as situações passaram por reviravoltas até o estabelecimento da IP.

A Irrational Games surgiu do desejo dos desenvolvedores em criar um projeto similar a System Shock 2 no gênero immersive sim. Contudo, o próprio Levine vetou a ideia inicialmente por causa de preocupações financeiras, mas logo o convenceram.

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Franquia de BioShock.

Quando mostraram o protótipo para as publishers, o conteúdo foi recusado por “não fazer dinheiro”. Foi aí que surgiu a ideia de mostrar BioShock para jornalistas e as prévias foram muito positivas. Com as matérias no ar, Levine relata que recebeu ligações de pessoas interessadas no projeto. “Acredito que isso gerou um senso de demanda na publisher”, disse o diretor.

Após os eventos, a Take-Two comprou os direitos de publicação e forneceu um budget modesto para o desenvolvimento. Ainda havia o risco de cancelamento, mas as sequências justificaram o sucesso com mais de 41 milhões cópias vendidas em todo o mundo.

Após BioShock, Levine trabalha na IP Judas

Judas é o novo projeto de Ken Levine e promete muita ação, puzzles e personagens profundos. Saiba mais sobre o game!