Voltou atrás? Square Enix segue trabalhando com games menores
Aquele plano de fazer mais jogos AAA não era tão radical assim
A Square Enix parece ter voltado atrás naquele plano de focar mais em grandes projetos e esquecer games de menor escalão daqui pra frente. Em nova reunião com investidores, a editora disse que os projetos de pequeno e médio porte não deixarão de existir, mudando a abordagem anterior.
No último ano fiscal, a companhia viu uma queda de 70% no lucro líquido e registrou uma perda de 22,1 bilhões de ienes após abandonar projetos considerados “não lucrativos”. Isso levou ao anúncio de uma grande mudança na política da empresa, com foco na qualidade e lançamentos regulares de jogos AAA.
Entretanto, o jogo virou novamente. O novo plano de negócios a médio prazo agora menciona “títulos de classe média”, mas a ênfase em “alta qualidade” e “títulos AAA” gerou dúvidas. Anteriormente, não ficou claro se a Square Enix estaria focando apenas em suas grandes franquias, deixando de lado os games menores e experimentais.
Em uma recente reunião de acionistas, o CEO Takashi Kiryu abordou essa preocupação. Quando perguntado sobre o fim dos jogos independentes, Kiryu esclareceu: “Se definirmos ‘jogos indie’ como jogos casuais de pequeno a médio porte, estamos trabalhando arduamente neles também.“
Kiryu acrescentou: “Não posso citar títulos específicos no momento, mas nossa linha de desenvolvimento não inclui apenas grandes títulos. O desenvolvimento de jogos indies não deve ser descartado.”
Square Enix também voltou atrás na abordagem com IA
A opinião do público parece ter mexido com vários dos planos da Square Enix. Depois de prometer vir com tudo envolvendo IAs para 2024, a editora decidiu adotar uma postura mais cautelosa em torno do tema. Entenda melhor aqui!