YouTube testa Notas da Comunidade para combater desinformação em vídeos
Mais segurança, informação verídica e contextualização para os usuários
O YouTube informou que começará a oferecer mais contexto e informação em vídeos publicados na plataforma. Trata-se do recurso Notes (Notas da Comunidade), cujo objetivo será combater a desinformação e promover um esclarecimento melhor a tudo o que for publicado na rede de vídeos.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Da mesma forma como acontece hoje na rede social X, os próprios usuários colocarão as informações contextuais logo abaixo dos vídeos publicados no YouTube. Essas mesmas informações passarão por um sistema de conferência e validação pelo algoritmo da plataforma e também pelos usuários, que poderão avaliar a eficácia das Notas da Comunidade.
Por enquanto, a funcionalidade está em fase de testes apenas nos Estados Unidos. E está em andamento com canais do YouTube que são reconhecidos por seus materiais de qualidade e com criadores de conteúdo que respeitam a veracidade das informações. Da mesma forma, avaliadores independentes já estão classificando a utilidade das informações contextuais geradas.
Algoritmo do YouTube promete ser diferencial
Para garantir que as Notas da Comunidade sejam, de fato, eficazes, o YouTube promete que o seu algoritmo será capaz de selecionar as notas contextuais mais úteis. Ele mesmo dará preferências às notas contextuais que tiverem um maior número de aprovação. Ou seja, em vídeos em que os usuários julguem essas informações coerentes e verídicas, afastando a possibilidade de desinformação.
O YouTube ainda prevê que, neste primeiro momento de testes, poderão ocorrer erros no sistema, como notas que não descrevem, não contextualizam e nem sinalizam informações falsas. É por isso, que neste momento, o recurso está disponível de forma limitada. Haverá uma bateria de análises, testes e ajustes de engenharia de programação para permitir que as Notas da Comunidade funcionem como esperado.
Recentemente, numa medida adicional para contextualizar vídeos e combates a desinformação, a plataforma adotou a sinalização do uso de IA em todos os conteúdos publicados por lá.