Tecnologia

Para mais transparência, YouTube agora exige aviso de conteúdos feitos com IA

Vídeos com alterações receberão etiquetas de sinalização aos usuários

por Andrei Longen
Para mais transparência, YouTube agora exige aviso de conteúdos feitos com IA

O YouTube passou a exigir que criadores de conteúdos avisem aos usuários quando os vídeos realistas publicados na plataforma forem feitos com IA. A novidade já está embutida na ferramenta Creator Studio (Estúdio de Criação), bastando os criadores acionarem a função específica quando for perguntado, durante o upload, se o vídeo é produzido com inteligência artificial.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

De acordo com o YouTube, o aviso de conteúdo gerado com IA será feito com uma etiqueta e ficará exposto na descrição expandida do vídeo. Ou na própria tela de exibição do vídeo. Ele aparecerá em ocasiões em que os usuários podem confundir pessoas reais, lugares ou eventos alterados com IA, independente do grau da modificação.

tela do creator studio mostrando opções de sinalização de IA no youtube
Fonte: YouTube

Os critérios de marcação de sinalização da IA em vídeos são:

  • Usa a semelhança de uma pessoa real para simular ações ou falas que ela não fez nem disse.
  • Altera imagens de eventos ou lugares reais.
  • Gera cenas realistas de eventos ou ações fictícias.
captura do player do youtube mostrando conteúdo gerado com IA
Fonte: YouTube.

Com tudo isso, a preocupação da plataforma é oferecer mais transparência.

O novo rótulo tem como objetivo fortalecer a transparência com os espectadores e construir confiança entre os criadores e seu público.

YouTube não exigirá marcação em situações específicas

Ainda que as novas políticas de upload de vídeos já estejam em vigor, a etiqueta de sinalização de conteúdo gerado com IA não será obrigatória em todas as ocasiões. Por exemplo, quando forem cenas não realistas ou animações. Ou se a IA foi usada apenas na produção do vídeo em si, como ferramentas para roteiros ou legendas.

O YouTube ainda se reserva no direito de adicionar, automaticamente, a etiqueta de identificação de conteúdo feito com IA, caso o vídeo possa, de alguma forma, ser usado para confundir ou enganar pessoas.