[Jogamos] Star Wars Outlaws tem potencial para realizar sonhos
Aventura em mundo aberto da Ubisoft pode gerar “efeito Hogwarts Legacy”; entenda
“É o jogo que vocês sempre esperaram”. A frase é de Navid Khavari, líder de narrativa de Star Wars Outlaws, em entrevista exclusiva ao MeuPlayStation no Ubisoft Forward (que você vai conferir na íntegra nos próximos dias). E essa, sem dúvidas, é a primeira impressão que fica após testar essa ousada aventura de mundo aberto da Ubisoft.
Tivemos acesso a três quests do game, com um tempo total de cerca de uma hora, para a avaliação. E a sensação que fica é aquele gostinho de “quero mais”, sabe? Pode ser que, de fato, esse realmente seja aquele jogo que os fãs de Star Wars esperam há tanto tempo.
E aqui é impossível não traçar um paralelo com um dos games mais bem sucedidos dos últimos tempos: Hogwarts Legacy. É claro que Star Wars apareceu em bem mais jogos nos últimos anos do que Harry Potter, e alguns deles até bem sucedidos, mas Outlaws tem tudo para ser “a experiência definitiva” da saga nos videogames.
A saga de Kay Vess, uma personagem totalmente nova e que não está “nem de um lado e nem do outro” na eterna batalha do universo de Star Wars, convida o jogador a explorar e aproveitar oportunidades. Situada entre dois dos principais títulos da franquia nos cinemas, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi, a narrativa coloca o jogador em um momento épico da saga, podendo criar o seu próprio destino.
E, por mais que não tenhamos explorado tanto assim esse aspecto nos testes, fica clara a impressão de que Vess pode, sim, construir e viver algo especial. Ao lado de Nix, sua fofinha e ao mesmo tempo super útil companheira, e do jogador. Parece que essa dupla está pronta para fazer o que for preciso para ganhar boas recompensas e sobreviver.
E o que mais impressionou nos testes é justamente que o título para ser bastante robusto em termos de atividades e possibilidades. Criado por desenvolvedores que trabalharam em The Division, ele tem movimentações bastante semelhantes ao do shooter em terceira pessoa, principalmente as mecânicas de cover e esquiva.
Mas Star Wars Outlaws não é um jogo de tiro. Ele tem vários outros aspectos que o tornam uma aventura completa. Durante os testes, por exemplo, foi possível invadir uma base do Império e sair voando em uma baita perseguição com naves, coletar diversos itens, escalar, deslizar, interagir com outros personagens e, claro, também meter bala nos stormtroopers.
Infelizmente, não deu para ter uma noção melhor do mundo aberto em si, já que a sessão foi com três quests pré-estabelecidas, mas pudemos ver um pouco do sistema de reputação. Ao fazer essa missão de fugir da base do império, uma animação de “procurada” apareceu na tela e tivemos que voar, derrotar as naves inimigas e depois passar em uma espécie de “totem” que resetou o status. Bem intenso e divertido.
Tudo isso com gráficos muito bem feitos, do nível que se espera de um jogo como esse. Uma ambientação incrível, carregamentos rápidos, jogabilidade fluida e destaque para os puzzles, com formatos diferentes e muito inteligentes – principalmente um onde você precisa acertar o ritmo de uma batida para conseguir desbloquear um cadeado.
Star Wars Outlaws é para quem já é fã e quem ainda será
No fim das contas, é como bem disse Julian Gerighty, diretor do jogo, ao MeuPS: “Para os fãs de Star Wars, com certeza será uma aventura e tanto, mas também gostaria de destacar que é uma aventura para todo mundo. Não é preciso saber muito sobre a franquia para se divertir, e tenho certeza de que, se for esse o caso, muita gente poderá acabar terminando o jogo e virando fã de Star Wars também”.
Inclusive, esse é justamente o caso deste que vos fala. Não sou fanático por Guerra nas Estrelas, apesar de ter assistido alguns filmes e também jogado alguns games, mas fiquei bastante intrigado e impressionado positivamente pelo que vi em Star Wars Outlaws. Especialmente porque Navid promete: “Vocês não viram nada ainda”.
Star Wars Outlaws será lançado em 30 de agosto para PS5, Xbox Series e PC. A pré-venda já está disponível. Saiba mais aqui.