Tecnologia

Portátil XPG NIA traz Ryzen 7040 e permite upgrade na memória

Console portátil para jogos estilo Steam Deck da XPG permite ao usuário melhorar a RAM quando quiser

por João Gabriel Nogueira
Portátil XPG NIA traz Ryzen 7040 e permite upgrade na memória

A XPG apresentou seu novo console portátil para jogos estilo Steam Deck na Computex 2024. O NIA traz um processador AMD Ryzen 7040 e memórias do tipo CAMM2, que oferecem o diferencial de permitir ao usuário aumentar a capacidade de RAM do dispositivo quando quiser.

O XPG NIA é mais um portátil optando pela AMD, que tem saído na frente com da Intel com suas APUs para o segmento. O Ryzen 7040 traz 8 núcleos (16 threads) e 12 CUs baseados em RDNA 3. Já a memória CAMM2 usa módulos baseados em LPDDR5X, e é possível para o próprio usuário abrir o console e trocar as memórias, algo muito raro em dispositivos desse tipo. É possível colocar até 64GB de memória.

Fotografia do XPG NIA de perfil.
Fonte: WCCFTech

O dispositivo não está ainda nas prateleiras de lojas, mas a fabricante já fala de uma nova versão para o futuro. A empresa tem planos de lançar um NIA com processadores da série Ryzen AI 300, que acabaram de ser revelados também durante a Computex.

Parte de trás do novo portátil com RAM modular.
Fonte: XPG

O NIA ainda não tem data de lançamento ou preço revelados.

XPG aposta na modularidade que começa a aparecer em portáteis

Enquanto o mercado de mini-PCs no formato de consoles portáteis oferece cada vez mais opções, começam a aparecer soluções mais diferenciadas como o NIA, tentando chamar a atenção pela possibilidade de trocar componentes e fazer upgrades – o grande atrativo de PCs desktop.

Não é apenas o novo produto da XPG que traz uma solução do tipo. O X1 Mini, por exemplo, não permite mexer na RAM, mas traz a possibilidade de trocar seu SSD. Clique aqui para saber mais!