Tecnologia

Mozilla Firefox agora tem suporte ao RTX Video Super Resolution, da NVIDIA

Mais resolução, HDR e desempenho em vídeos na web

por Andrei Longen
Mozilla Firefox agora tem suporte ao RTX Video Super Resolution, da NVIDIA

O navegador Mozilla Firefox acaba de receber suporte da RTX Video Super Resolution, tecnologia da NVIDIA para visualização de vídeos em maiores resoluções. Isso significa oferecer um salto de qualidade em vídeos de baixa resolução assistidos na internet, como no YouTube, ou em qualquer outra plataforma de streaming ou reprodutor de vídeo.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A tecnologia já existem em outros navegadores, como o Chrome e o Edge. E assim como acontece meles, mesmo que o usuário não tenha um monitor compatível com resoluções maiores, a RTX Video Super Resolution faz um upscale das imagens e as transmite em qualidade superior à original. Inclusive, com ativação do HDR em todos os quadros do vídeo para cores mais vibrantes.

Como contexto, veja uma demonstração da tecnologia sendo aplicada em games e em conteúdos em vídeo com otimização em tempo real da IA.

RTX Video Super Resolution só em placas NVIDIA

Não são todos os usuários do Firefox que terão acesso à RTX Video Super Resolution. Segundo postagem no blog oficial da NVIDIA, apenas os que possuem uma placa de vídeo da empresa da série RTX 10 é que poderão se beneficiar da tecnologia de aprimoramento de vídeos.

Para ativar o recurso, a NVIDIA recomenda:

  1. Atualizar os drivers GeForce RTX Game Ready, NVIDIA Studio ou NVIDIA RTX Enterprise.
  2. Ativar as capacidades HDR do Windows do usuário indo em Sistema > Tela > HDR.
  3. Abrir o painel de controle da NVIDIA e ajustar as configurações de vídeo em RTX Video Enhancement.
  4. Habilitar as funções Super Resolution e High Dynamic Range.

A empresa ainda garante que a funcionalidade também funciona em tocadores de vídeos externos. Como o VLC Player. Assim, o usuário consegue assistir suas próprias produções sem precisar de plataformas de streaming ou agregadores de vídeos.