Tecnologia

Nvidia pode lançar apenas a RTX 5090 neste ano e o resto da série em 2025

Novos rumores apontam que a geração Blackwell vai fazer sua estreia nos PCs somente com a RTX 5090

por João Gabriel Nogueira
Nvidia pode lançar apenas a RTX 5090 neste ano e o resto da série em 2025

A Nvidia pode fugir um pouco da regra e trazer sua geração Blackwell de GPUs ao PC apenas com o modelo topo de linha neste ano, a provável RTX 5090. Outras opções mais acessíveis do hardware ficariam para 2025.

As informações vêm do canal Moore’s Law is Dead (MLID), que tem saído na frente com rumores e vazamentos de GPUs há algum tempo. Eles levantam a possibilidade do lançamento de Blackwell nos PCs domésticos limitado apenas à RTX 5090, ou qualquer que seja o nome da nova SKU mais parruda dessa série de placas de vídeo.

Os motivos para isso, no momento, não passam de especulações. A Nvidia pode querer segurar o lançamento das novas placas para garantir mais estoques para a demanda do produto, ao mesmo tempo em que dá uma longevidade extra para sua série atual RTX 40, que agora oferece margens mais elevadas de lucro e tem mais produtos nas prateleiras precisando ser vendidos.

RTX 5090 terá mais foco do que nunca em IA

Como acontece em toda nova geração de GPUs, a Nvidia lançou os primeiros produtos baseados em Blackwell para o segmento profissional e industrial de computadores. De maneira não surpreendente, a empresa mostrou mais atenção do que nunca para IA.

A expectativa agora é descobrir a versão disso para computadores domésticos. A RTX 5090 pode ser o modelo mais caro, mas vai servir para oferecer uma base do que esperar nas outras GPUs da série. Vale lembrar que em outros vazamentos foi levantada a possibilidade que a placa ainda chegaria acompanhada da RTX 5080 no fim do ano, leia mais aqui.