Tecnologia

Processadores AMD Ryzen vendem mais que os Intel Core, mostra pesquisa

Preços mais em conta levam a melhor

por Andrei Longen
Processadores AMD Ryzen vendem mais que os Intel Core, mostra pesquisa

Parece que, em se tratando de processadores, a AMD tem se saído melhor do que a Intel quando o assunto é aceitação no mercado. Segundo uma análise da firma de pesquisas Danawa Research, as CPUs Ryzen (AMD) são a escolha favorita dos consumidores sul-coreanos em relação às Intel Core.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

O que tem acontecido no país é que, a partir de setembro do ano passado, a linha Ryzen da AMD começou uma guinada de maior aceitação. Em contrapartida, os processadores da Intel começaram a fazer o caminho contrário. E, já em dezembro de 2023, houve uma inversão no ranking dos processadores mais vendidos pelas marcas.

Atualmente, há uma diferença de mais de 10% entre elas. É o que mostra o gráfico abaixo.

gráfico com processadores amd e intel no mercado sul-coreano
Crédito: Danawa Research.

Segundo a pesquisa, a maior busca dos jogadores da Coreia do Sul é em processadores de linhas convencionais, com preços mais em conta, e ainda sendo topo de linha. Sendo assim, o AMD Ryzen 5 5600 é o mais popular, com 11,8% de participação no mercado. Em segundo lugar está o Ryzen 5 7600 (9,3%) e, em terceiro, o Ryzen 57500F (7,7%). Veja o gráfico abaixo.

participação de mercado cpus intel e amd na coreia do sul
Crédito: Danawa Research.

Ainda pelo mesmo gráfico acima, os únicos modelos de processadores da Intel que aparecem na relação são o Core i7-14700K na sexta posição (3,7%) e o Core i5-14400F (3,6%) na sétima posição. E o que poderia estar relacionado a esse desempenho abaixo do esperado são os problemas de travamento 13ª e 14ª geração de processadores da Intel.

Demanda de games cai drasticamente, diz AMD

A indústria de games continua enfrentado dilemas financeiros. Além de demissões em massa, a baixa procura por aparelhos e vendas de jogos tem feito grandes empresas, como a AMD, a diminuir em 30% seus envios de peças e componentes para os mercados globais. O momento pode ser levemente recuperado, em breve, com a chegada de novas plataformas, como o PS5 Pro e o Nintendo Switch 2.