OPEA é projeto do Linux Foundation para IA Generativa de código aberto
Proposta é padronizar a tecnologia, sendo mais fácil implementá-la em big techs
A Linux Foundation anunciou a criação de uma nova iniciativa no segmento de tecnologias de código aberto. É a OPEA (Open Platform for Enterprise IA), uma plataforma para incentivar o desenvolvimento e a democratização de ferramentas de IA Generativa por empresas globais, mas disponíveis em código-fonte aberto (não proprietário).
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A proposta central da OPEA é bem semelhante a outras IAs Generativas, como o ChatGPT (OpenAI), Gemini (Google) e Lhama (Meta). O que ela faz é gerar conteúdos em diferentes formatos a partir de comandos (prompts) iniciais dos usuários. Aqui, aparecerão textos, imagens, vídeos, áudios ou códigos de programação, dependendo do que se espera conseguir.
Segundo o Linux Foundation, o OPEA foi pensado para reduzir a falta de padronização entre as IAs Generativas. A ideia é que, a facilidade de incrementação da tecnologia não proprietária pode ser convidativo para big techs que estão em processo de transformação das suas infraestruturas. E isso pode funcionar em qualquer segmento ou mercado.
Primeiros projetos da OPEA
A Linux Foundation inclusive anunciou que os primeiros projetos da OPEA já estão disponíveis no GitHub. Aqui tem uma série de repositórios com documentações, instruções de desenvolvimento, exemplos de uso e questões legais sobre a tecnologia de código aberto. É uma fase bastante inicial, neste começo.
Porém, a IA de código pode decolar muito em breve. Empresas referência no segmento estão apoiando o projeto fortemente. Entre elas: Intel, MariaDB Foundation, Cloudera, Datastax, SAS, Red Hat e VMWare.