ChatGPT será usado em escolas de SP para criar aulas digitais
Mais de 3,5 milhões de estudantes serão impactados
A IA definitivamente chegou para ficar. Ela está já está presente nos computadores, nos games e até nas plataformas de streaming. Agora, ela vai direto para as salas de aula. A prefeitura do estado de São Paulo informou que passará a usar a tecnologia na criação de materiais didáticos de aulas digitais nas grades de ensino da rede estadual.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Segundo informações da Folha de São Paulo, o ChatGPT irá conduzir a produção da primeira versão do material didático usado nas aulas. E o comando (prompt) terá como referência temas pré-definidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mais de 3,5 milhões de estudantes do 6º ao 9º ano, além do ensino médio, serão impactados com a novidade.
Os professores entram aqui, então, como revisores dos conteúdos e aulas geradas. Esses mesmos professores poderão fazer modificações nesses conteúdos gerados pela IA pra que se adequem à grade proposta pela Secretaria, que fará a revisão final. Essa revisão contará com checagem linguística, formatação e adequação final das propostas de ensino.
ChatGPT é ameaça aos postos de trabalho?
A chegada do ChatGPT à rede estadual de ensino da maior cidade do país significa que, o trabalho que antes era feito pelos professores, agora passará a ser realizado pela ferramenta da OpenAI. Em outras palavras, ela começa a substituir uma das responsabilidades dos profissionais desse segmento da educação.
Essa questão casa totalmente com uma preocupação dos brasileiros: a de perderem o emprego para uma ferramenta de IA. Atualmente, quase 60% dos profissionais acredita que a chegada da tecnologia é muito bem vinda em situação de trabalho e estudos. Da mesma forma, ela pode apresentar risco à substituição de empregos.