AMD lança série Ryzen PRO, baseada em Zen 4 para profissionais
São 16 novos processadores Ryzen para notebooks e desktops em diferentes faixas de performance
A AMD lançou uma nova série de processadores baseados em Zen 4 e voltados para o segmento profissional, os Ryzen PRO. São 16 novas SKUs com modelos tanto para notebooks como para computadores desktop.
Todos os novos modelos acompanham núcleos de processamento gráfico (GPU) e processamento neural (NPU) integrados, baseados nas arquiteturas RDNA 3 e XDNA, respectivamente. A linha Ryzen PRO 8040 é voltada aos notebooks, enquanto a Ryzen PRO 8000 vai para PCs.
Dentro da linha 8040 há duas variantes: “HS” e “U”, sendo que a primeira oferece mais performance enquanto a segunda traz mais eficiência energética. O Ryzen 9 PRO 8945HS, por exemplo, conta com 8 núcleos e vai até 5,2GHz em seu boost clock, mas opera entre 35W e 54W. Já os 7 PRO 8840U e 5 PRO 8640U ficam apenas entre 15W e 28W para funcionar.
A linha 8000, para desktops, segue a mesma lógica, mas com outras letras: “G” para performance e “GE” para eficiência. O Ryzen 7 PRO 8700G, por exemplo, é um dos mais avançados, com 8 núcleos, 16 threads e até 5,1GHz no clock. Seu TDP vai para valores entre 45W e 65W.
AMD Ryzen PRO já aparece em sistemas HP e Lenovo
A nova linha de processadores da AMD já foi anunciada com vários produtos de parceiras da fabricante que usam os chips voltados para o segmento profissional. Como mostra a imagem abaixo, HP e Lenovo estão entre as primeiras a oferecer opções com Ryzen PRO ao público:
A AMD segue seu objetivo de alcançar cada vez mais clientes através da variedade. O anúncio da vez chega a poucas semanas do lançamento de Zen 5, a próxima geração da arquitetura de CPUs da fabricante. Leia mais aqui.