Tecnologia

Algumas placas da Asus já suportam AMD Zen 5 antes do lançamento

Próxima geração de processadores Ryzen 9000 baseados em Zen 5 deve ser revelada em junho, mas a Asus já tem BIOS para eles

por João Gabriel Nogueira
Algumas placas da Asus já suportam AMD Zen 5 antes do lançamento

A Asus é uma das primeiras empresas a oferecer suporte para a geração Zen 5 de processadores AMD através de um udpate de BIOS para algumas de suas placas-mãe. A atualização ainda está em fase beta, mas leva a novidade para os modelos ROG Crosshair e Strix X670E, baseados em chipset AM4.

A novidade foi descoberta nas notas do update BETA BIOS 2003, que revela o suporte a CPUs “Granite Ridge”, o codinome dos núcleos Zen 5. No momento apenas os modelos de placa acima receberam a atualização, que pode ser encontrada na página oficial de suporte da Asus para cada placa.

Imagem de uma Asus Strix X670E, uma das placas atualizadas para Zen 5.
Fonte: Asus

O update ressalta um dos maiores atrativos da AMD em relação à Intel: seu suporte estendido a diferentes gerações de chipsets. A chegada dos novos processadores Ryzen 9000 vai marcar também a estreia de placas AM5, mas eles ainda serão compatíveis com modelos AM4 – desde que suas fabricantes façam atualizações de BIOS como a Asus se antecipou em oferecer.

Estreia da geração Zen 5 se aproxima

A AMD tem uma keynote oficialmente marcada para a Computex 2024, que começa em junho. Com rumores de que os processadores de sua próxima geração entram em produção em massa no terceiro trimestre, é mais do que esperado que veremos a revelação da Zen 5 no evento.

A Intel, no entanto, não deve deixar sua rival brilhar sozinha no evento. A empresa já tem um evento marcado para o dia seguinte à apresentação da AMD, quando deve mostrar também a sua nova geração de chips, os Arrow Lake. Leia mais aqui.