Acabou! Intel vai descontinuar CPUs da série K de 13ª geração em maio
Processadores baseados em Raptor Lake liberados para overclock em breve sairão de linha, anuncia Intel
Os processadores Intel da série K de 13ª geração liberados para overclock serão descontinuados em 24 de maio de 2024, anunciou a fabricante. Eles continuarão a ser vendidos enquanto os estoques duraram, mas lojistas não poderão comprar novas remessas do produto.
A Intel não informou uma justificativa para sua decisão, que é especialmente curiosa quando CPUs semelhantes da geração anterior, a 12ª, ainda aparecem listados como “disponíveis” no site oficial, indicando que não serão descontinuados tão cedo.
Os processadores de 13ª geração são baseados em CPUs Raptor Lake, e apenas os que levam K no nome terão suas vendas suspensas. Modelos travados, que não podem ser usados para overclock, continuarão disponíveis. Confira abaixo a lista completa dos componentes sendo descontinuados:
- Core i9-13900KS
- Core i9-13900K
- Core i9-13900KF
- Core i7-13700K
- Core i7-13700KF
- Core i5-13600K
- Core i5-13600KF
Isso tem a ver com jogos na Unreal dando problema em CPUs Intel?
Recentemente tivemos notícia de que a Intel reconheceu que alguns games feitos em Unreal Engine – o que inclui Fortnite – tem dado problemas em seus processadores mais potentes de 13ª e 14ª geração, e está trabalhando para resolver.
É pouquíssimo provável que a decisão de descontinuar esses produtos tenha algo a ver com esse bug, mas isso não impede especulações de começarem a aparecer. Para saber mais sobre o assunto, é só clicar aqui.