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Shooter de extração, Synduality: Echo of Ada é um corpo à procura de sua alma

Novo game de ação da Bandai Namco possui conceito visual interessante, mas gameplay de pouca profundidade

por André Custodio
Shooter de extração, Synduality: Echo of Ada é um corpo à procura de sua alma

Conhecida por suas adaptações de animes ou por games que se baseiam na cultura oriental, a Bandai Namco costuma apostar seguramente em RPGs ou títulos de luta. Mas agora, ela parte para uma nova jornada, investindo seus esforços no shooter de extração Synduality: Echo of Ada.

Nos últimos dias, tivemos a oportunidade de embarcar no beta fechado do game e de conhecer um pouco mais sobre seu mundo e sua proposta. Será que dessa vez veremos um multiplayer que justifica um alto investimento de tempo? Confira todas as nossas primeiras impressões sobre o jogo:

Explore a superfície em um mundo abandonado

Ambientado no ano de 2222, Synduality: Echo of Ada conta como o misterioso surgimento de uma chuva venenosa forçou a humanidade a habitar o subsolo. Enquanto a cidade abaixo da terra prospera com tecnologias e inovações, o outro lado do planeta é dominado por uma força que poucos entendem.

Agora, sob o papel de um Drifter treinado pela inteligência artificial chamada Magus, os soldados precisam coletar AO Crystals, uma espécie de moeda que permite explorar energia e garantir maiores chances de sobrevivência para a base.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

Porém, a tarefa não será tão simples. A superfície se tornou habitada por criaturas de outro mundo, que defendem os cristais com unhas, dentes e habilidades únicas. Dessa forma, a opção que resta é utilizar os mechas Cradlecoffins e aprimorar a resistência e a força de combate.

Fluxo de gameplay na base da tentativa e erro

O beta fechado inseriu a narrativa apenas como um contexto para o loop de gameplay. Synduality: Echo of Ada é baseado em missões que envolvem tiro em primeira pessoa, exploração em grandes áreas com spawn randomizado e em um sistema semelhante ao de roguelike.

Há uma tela de missões onde os jogadores podem observar objetivos (contratos). A partir desse momento, será preciso definir o loadout, que inclui peças para o Cradlecoffin, armas e itens consumíveis, como elixires e munições.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

Em cada expedição, é possível encontrar recursos escondidos pelos mapas, que merecem um destaque por serem bastante detalhados e com pontos de interesse únicos. Enquanto isso, um minimapa revela apenas dos ícones: a localização dos AO Crystals e o local de extração.

O gameplay de Synduality: Echo of Ada é fundamentado nesse loop, mas exige que os jogadores gerenciem um inventário muito limitado e pensem bem antes de sacrificarem peças ou itens. Isso porque apenas o que está no menu será levado para a base, enquanto o restante é desperdiçado para sempre.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

Porém, com o tempo, basta analisar os níveis de raridade e de que forma eles conseguem melhorar as atribuições de saúde e resistência do mecha. Essa ação é de suma importância, pois tanto a chuva ácida quanto os ataques de inimigos drenam rapidamente a vitalidade.

Synduality: Echo of Ada também possui um sistema de stamina, carregamento, habilidades únicas através dos poderes da Magus e um amplo sistema de personalização compatível tanto com a mentora de IA quanto com o robô.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

De início, o menu pode ser bastante confuso, especialmente pelas interfaces possuírem nomes próprios relacionadas à lore. Mas em poucos segundos já há uma adaptação satisfatória e todos os comandos passam a se comportarem de forma intuitiva.

Aleatoriedade e pressão

O roguelike de Synduality: Echo of Ada também se estende ao alto fator replay graças aos mapas extensos e a um cronômetro para cada missão. Como o mecha esgota sua bateria após umas boas dezenas de minutos, os jogadores têm um tempo limitado para acionar o elevador de extração.

Até lá, será possível encontrar baús, entender a dinâmica dos mapas e o comportamento dos poucos e espaçados inimigos, e projetar uma rota de ação ao lado da Magus. Caso o tempo conclua e você queira entender como errou, haverá um relatório dinâmico que mostrará o passo a passo de sua expedição.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

Explorar o mapa é satisfatório e simples, mas ao menos no beta houve uma sensação absurda de vazio em relação ao combate. Como a inteligência artificial das criaturas não era nem um pouco boa, o que restava era encontrar outros mechas controlados por humanos.

De acordo com a história de Synduality: Echo of Ada, os Drifters precisam trabalhar em conjuntos para suprir suas comunidades. Porém, alguns têm a liberdade de fugir do caminho e se tornarem vilões. Com isso, seus nomes entram em uma lista de procurados.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

A partir deste momento, a Magus indicará sempre que houver um robô “fugitivo”. Então, basta encontrá-lo, exterminar a ameaça e coletar todos os seus espólios, que podem incluir itens valiosos ou coisas comuns que ele coletou durante seu próprio roleplay.

Fui extraído. E agora?

Uma extração bem sucedida liberará todos os itens coletados para a base do jogador. Neste momento, ele terá o poder de usá-los para melhorar as instalações e garantir aprimoramentos avançados para equipamentos, consumíveis e cosméticos.

Neste ponto de Synduality: Echo of Ada, aparentemente entra a moeda in-game. Com os espólios das missões, é possível trazer mais novidades para a base, mas elas exigem um tempo de cooldown para serem completamente fabricadas — como num gacha.

Caso você queira acelerar o processo, é preciso gastar moedas in-game. Como o beta ainda não disponibilizou a loja, é difícil saber exatamente os valores dos complementos e a que nível eles podem interferir com a experiência geral de jogo.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

Agora, é hora de reiniciar o loop, embarcar em mais missões e repetir o processo em Synduality: Echo of Ada, explorando cenários ainda desconhecidos, buscando AO Crystals com maior nível de pureza e realizando o trabalho de exterminar contraventores para corporação.

Uma visão geral de Synduality: Echo of Ada

Em termos gerais, Synduality: Echo of Ada é um shooter de extração em sua essência, com uma espécie de um imenso tutorial narrado pela Magus, mecânicas de roguelike e potencial para se tornar bastante repetitivo.

Os mecanismos de personalização vão além do esperado e oferecem opções vastas para robôs e IA. Infelizmente, isso não se sustenta diante de uma jogabilidade ainda instável em termos de conexão, de um mundo aberto escasso e de inimigos pouco ameaçadores.

Além disso, há poucas inovações em termos de gunplay. As armas têm seu peso e sua cadência, mas não trazem algo de realmente novo para quem já conhece o mainstream do shooter em terceira pessoa. Ao final, o título se destaca pela estrutura bem determinada, mas ainda carente de identidade.

Synduality: Echo of Ada
Fonte: André Custodio

De qualquer forma, Synduality: Echo of Ada é uma experiência a se ficar de olho, quando for lançada para PS5, Xbox Series e PC.