Tecnologia

Core i9 14900KS é tão quente que Intel autoriza parceiras a fazerem delid

Montadoras de PC oficiais podem oferecer sistemas com o 14900KS "sem tampa" e não violar a garantia da Intel

por João Gabriel Nogueira
Core i9 14900KS é tão quente que Intel autoriza parceiras a fazerem delid

O Core i9 14900KS é o processador doméstico atual mais poderoso da Intel, mas seu elevado boost clock de 6,2GHz vem com um preço: o componente aquece muito. Ele atinge temperaturas tão elevadas para funcionar que a empresa está permitindo, pela primeira vez, que suas parceiras montadoras de PC façam delid sem violar a garantia do produto.

Delid é um termo comum no mundo do hardware, que pode ser traduzido como “tirar a tampa” do processador. É um processo delicado que expõe o componente a mais riscos físicos, mas se feito corretamente, resulta em soluções de resfriamento mais robustas, uma vez que os dissipadores de calor podem entrar em contato direto com o die do processador.

É por isso que, para o 14900KS, a Intel abriu uma exceção e permite que montadoras oficiais de PC façam o delid do componente para oferecer sistemas completos com resfriamento mais avançado aos seus compradores, sem perder a garantia. Opções com o processador sem tampa estão saindo por US$ 200 a mais, segundo pesquisa do PCGamesN.

Como seria de se esperar, apenas parceiras selecionadas da Intel estão autorizadas a fazer o delid. Usuários domésticos que mexerem no hardware do processador vão perder a garantia e suporte ao componente.

Delid do Core i9 14900KS pode permiti clocks ainda mais elevados

O “truque” de remover a tampa do processador é muito comum entre overclockers, que muitas vezes criam soluções customizadas de resfriamento para levar a velocidade de ciclos da CPU aos seus limites.

Além dos impressionantes 9,1GHz obtidos por um time de especialistas usando hélio líquido, usuários domésticos conseguiram bater recordes de cálculo do Pi com overclocks menos ambiciosos. Leia mais aqui.