Ubisoft e NVIDIA revelam IA que será “a alma dos NPCs”
Três demonstrações técnicas foram exibidas em ambiente fechado pela editora
Na GDC 2024, a Ubisoft, em parceria com a NVIDIA, apresentou avanços em inteligência artificial para NPCs no projeto NEO NPCs. Essa tecnologia é capaz de combinar respostas de IA com narrativas, visando evitar NPCs “sem alma” ao longo do gameplay.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A exibição ocorreu em portas fechadas durante o evento. São três experimentos com interações emocionais com NPCs como Bloom e Iron, que reagem a eventos e perguntas, ou sugerem abordagens em missões.
As ferramentas trabalham em conjunto, cada uma cuidando de uma parte para “dar vida ao NPC”. A GenAI e a Inworld AI são responsáveis pela parte gráfica, comportamento e do reconhecimento de fala, enquanto a NEO NPCs, da Ubisoft, elabora tudo isso para linkar as falas com os elementos narrativos.
De acordo com Kylan Gibbs, CEO da Inworld AI:
A combinação dos microserviços NVIDIA ACE e do Inworld Engine permite aos desenvolvedores criar personagens digitais que podem impulsionar narrativas dinâmicas, abrindo novas possibilidades para como os jogadores podem decifrar, deduzir e jogar.
Inovações do NEO NPCs não substituirão os devs da Ubisoft
O objetivo da criação dessas IAs é aumentar a imersão narrativa e a profundidade das interações, com foco em valores emocionais e éticos. Os responsáveis pelo projeto afirmam que a GenAI é uma ferramenta, não criadora de jogos, destacando a importância da conexão entre tecnologia e o design humano.
Junto da NEO NPCs, os avanços da NVIDIA são capazes de entregar melhorias nas expressões. Além dos personagens não controláveis terem falas mais elaboradas de acordo com as situações, eles contarão com animações mais inteligentes e seus lábios, graças ao “lip sync”, se moverão com um alto grau de realismo.
Este experimento é visto como o começo de algo maior, com potencial para mudanças significativas na interação jogador-NPC. Quando a Ubisoft e a NVIDIA implementarão isso em futuros jogos? Ainda não há previsão, mas é um avanço interessante!