Tecnologia

SMIC começa desenvolvimento de chips de 3nm neste ano [rumor]

Fabricante chinesa de chips e processadores corre atrás dos 3nm enquanto prepara sua produção de 5nm, dizem os rumores

por João Gabriel Nogueira
SMIC começa desenvolvimento de chips de 3nm neste ano [rumor]

A Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC) montou um time de pesquisa e desenvolvimento para focar na produção de chips no processo de 3nm, de acordo com informações não oficiais. A companhia chinesa estaria buscando independência de tecnologias de outros países enquanto se prepara também para fabricar chips em 5nm para a Huawei.

A SMIC estaria supostamente buscando mais subsídios do governo para investir na geração futura de chips em 3nm. O plano é não apenas se manter atual, mas também se tornar independente de empresas estrangeiras, uma vez que os EUA têm feito forte pressão para barrar os avanços da produção chinesa de semicondutores.

A pesquisa da nova litografia acontece ao mesmo tempo em que outros boatos afirmam que a SMIC vai começar sua produção em massa de processadores de 5nm, através de sua parceria com a Huawei. A fábrica usaria máquinas já disponíveis em território chinês, ajustando equipamentos da ASML que também tem sido barrada de fornecer produtos ao país.

Os rumores vão além e afirmam ainda que a fabricante chinesa não vai fazer apenas os novos componentes em 5nm, mas também produzir semicondutores voltados para IA ainda neste ano.

Processo de 3nm vai enfrentar pressão contrária dos EUA

A SMIC vai ter um desafio e tanto para avançar o desenvolvimento interno de componentes em 3nm ainda neste ano, porque vai encontrar cada vez menos aliados externos.

Conforme reportado anteriormente, os Estados Unidos têm pressionado empresas de países aliados a isolar ainda mais a China. Até produtos químicos usados na fabricação de chips estão entrando na lista de restrições que a terra do Tio Sam quer ver sendo impostas ao seu principal rival. Leia mais aqui.