34% dos usuários de smartphones no Brasil já usam o ChatGPT, mostra pesquisa
55% dos usuários adoram tirar dúvidas na IA generativa
O ano de 2023 ficou marcado no mundo digital com a chegada e popularização da IA generativa, principalmente com a consolidação do ChatGPT. No Brasil, por exemplo, 34% dos usuários com smartphones já usaram a versão mobile da plataforma alguma vez. É o que mostra um estudo da Panorama Mobile Time / Opinion Box.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
A OpenIA, dona do ChatGPT, lançou versões para dispositivos Android e iOS em meados do ano passado. Por conta disso, a pesquisa mostra que o smartphone é, de fato, o tipo de aparelho que o brasileiro mais usa para acessar a IA. Ele é, inclusive, o preferido de 61% dos usuários e alcança 15% de todos os aparelhos do Brasil.
Segundo a pesquisa, esses usuários usaram a IA para conversas, seja para perguntar algo mais diretamente, ou gerar conteúdos em textos. Além disso, 68% dos entrevistados confirmaram que, após o primeiro contato, voltaram a usar a IA generativa ao menos uma vez por mês. Já 32% afirmou que nunca mais abriu o app novamente.
Os tipos de tarefas que os brasileiros mais executam no ChatGPT, são:
- 55% para tirar dúvidas sobre diversos temas
- 41% para produção de textos
- 41% para resumos
- 35% para conseguir conselhos / recomendações
- 20% para gerar imagens
ChatGPT é usado também para hacks
Ainda que o ChatGPT tenha chegado para otimizar processos e rotinas, principalmente no dia a dia de tarefas de trabalho, ele também tem sido usado para ações degradantes. Por exemplo, usuários mal-intencionados têm usado a plataforma para aprimorar ataques cibernéticos. Numa outra ocasião, a ferramenta foi usada para gerar textos automáticos de processos entre empresas.