Tecnologia

HDMI Forum rejeita driver open source da AMD para HDMI 2.1

Sem o driver de código aberto para HDMI 2.1, usuários de Linux terão que recorrer ao DisplayPort para resoluções mais altas

por João Gabriel Nogueira
HDMI Forum rejeita driver open source da AMD para HDMI 2.1

O HDMI Forum, consórcio de empresas responsável pelo desenvolvimento e padronização do HDMI, barrou o driver de código aberto que a AMD estava criando com base na versão 2.1 da tecnologia. A solução serviria para levar recursos da versão mais recente da conexão para usuários de sistemas livres, como o Linux.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Mais especificamente, o driver permitiria que computadores Linux com placas Radeon usassem a porta para exibir imagens em 4K@120Hz e 5K@240Hz, especificações mais recentes da tecnologia.

“O Forum rejeitou nossa proposta, infelizmente. Neste momento, uma implementação de código aberto do 2.1 não é possível sem violar os requerimentos do Forum”, declarou Alex Deucher, engenheiro de Linux para a AMD.

No momento, a solução para resoluções e taxas de atualização mais elevadas em dispositivos Radeon com sistemas open source é recorrer à conexão DisplayPort.

HDMI é tecnologia proprietária

A conexão HDMI se tornou tão comum que muitas pessoas não se lembram que não se trata de uma tecnologia aberta. Seu uso envolve o pagamento de royalties para as empresas participantes do Forum.

A versão 2.1 do padrão de conexões de display mais usado no mundo traz mudanças significativas em relação à sua implementação anterior. Leia mais detalhes sobre o assunto – e sua relação com o PS5 – clicando aqui.