Intel terá chips de 1 nm e fábricas automatizadas com robôs em 2027
Salto de eficiência energética entre gerações deve ser de 15%
A Intel está preparada para dar um novo salto na arquitetura dos seus microchips. Durante o Intel Foundry Direct Connect, evento que apresentou o cronograma de projetos e investimentos da gigante para os próximos anos, a empresa afirmou que vai começar a produzir chips da linha 10A (1 nm) no final de 2027.
Pouco se sabe sobre essa nova linhagem de microchips e seus benefícios para a indústria e usuários finais. Ainda assim, os chips com litografia de 10A são uma geração superior aos de 14A (1.4 nm). E espera-se que eles tenham um salto de eficiência de 15% em relação à geração anterior, que começa a ser fabricados em 2026.
Atuammente, a empresa tem parcerias com a Microsoft para a fabricação de chips da linha 18A (1.8nm). O foco dessa estratégia é aumentar a eficiência energética de microcomponentes, ao mesmo tempo em que tenta reduzir custos e suprir demandas de clientes.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Intel investirá US$ 100 bi em fábricas com IA
No mesmo evento, a Intel ainda revelou mais planos para suas fábricas e cadeias de produção. A gigante tem planos de investir um montante de US$ 100 bilhões, nos próximos anos, para automatizar suas infraestruturas de produção com a ajuda de robôs.
Esses robôs serão os AI Cobots, máquinas alimentadas por inteligência artificial que trabalharão lado a lado com profissionais humanos para otimizar processos e entregar as demandas da empresa. Essa ação de distribuição deve acontecer em cidades dos Estados Unidos e Europa, principalmente.