AMD Radeon RX 7900 GRE vai ser lançada nesta terça-feira (27)
Edição Golden Rabbit da Radeon 7900 chega ao mercado mundial com a promessa de competir com a RTX 4070
A AMD Radeon RX 7900 GRE vai ter seu lançamento global amanhã, dia 27 de fevereiro. A placa chega entre o segmento intermediário e premium para competir com a RTX 4070, versão não Super, da Nvidia. Pelo preço sugerido de US$ 549, a AMD promete mais “performance por dólar” em sua placa.
A RX 7900 Golden Rabbit Edition (GRE) é uma GPU Navi 31 XL com 80 unidades computacionais (CUs), 5120 processadores stream e 16GB de memória VRAM, geração GDDR6 com 18Gbps de velocidade. Para ajudar na visualização do que esses números representam, a AMD divulgou um comparativo entre a sua placa e uma RTX 4070:
Faltam informações no gráfico. Não sabemos o setup completo nem as versões dos drivers em que os jogos rodaram. Também vale ressaltar que a RTX 4070 Super tem basicamente o mesmo preço padrão da sua versão não Super, então também seria interessante ver essa placa no comparativo.
De todo modo, alguns games mostram ganhos bem expressivos com a RX 7900 GRE, e a AMD promete uma média de 14% mais FPS por dólar em seu investimento.
Radeon RX 7900 GRE briga no segmento preferido da AMD
A AMD tem voltado sua atenção aos segmentos de entrada e intermediário de placas de vídeo, onde consegue competir com preços atrativos e produtos satisfatórios. É nos modelos de GPU de alta performance com foco em ray tracing que a empresa tem ficado para trás.
E as coisas devem continuar exatamente assim ao longo deste ano, segundo rumores sobre a empresa. Aparentemente, a AMD vai “pular” 2024 e deixar para competir em high-end no ano que vem. Leia mais aqui.