Intel quer fabricar chips para concorrentes, como AMD e Nvidia
Expansão das fábricas da Intel vai precisar de todos os clientes para competir com Samsung e TSMC
A Intel tem investido muito na expansão de suas fábricas e, por consequência, sua capacidade de fazer chips. A empresa quer crescer segmento de produção de componentes e, para fazer isso, vai precisar trabalhar com companhias que são suas rivais em outras áreas, como Nvidia, AMD e Qualcomm.
A informação veio do próprio CEO, Pat Gelsinger, que falou do assunto durante uma sessão de perguntas e respostas no IFS Direct Connect. O segmento de fabricação de chips atualmente é dominado por Samsung e TSMC, e a Intel quer crescer como uma terceira força para aproveitar o crescente mercado – ainda mais com novas oportunidades para componentes especializados em IA.
🎤Watch @PGelsinger at Intel Foundry Direct Connect laying out @Intel’s vision for delivering the world’s first systems #foundry for the #AI era, defining the future of silicon design, dev, and #manufacturing.
Watch here https://t.co/bRLa3QI5Cg#intel #tech pic.twitter.com/Tysar1FhfY
— Intel (@intel) February 22, 2024
Durante o mesmo evento, Gelsinger falou também da nova instalação especialmente voltada para a fabricação de chips que usam tecnologias de IA. Isso pode ser especialmente interessante para a Nvidia, que tem se posicionado como líder de mercado no segmento.
Intel diversifica seus ganhos com fábricas de chips
Enquanto a clássica empresa de processadores enfrenta competição cada vez mais acirrada no mercado de componentes comerciais, a fabricação desses mesmos chips tem se mostrado um segmento muito aquecido. E a Intel está bem posicionada para aproveitar.
Além da demanda crescente por produtos de IA, vários países como os EUA estão oferecendo investimentos e subsídios para ter mais instalações locais para a produção de semicondutores. Leia mais sobre o assunto clicando aqui.