Tecnologia

Processadores AMD Zen 6 podem pular direto para RDNA 5

Ritmo de lançamentos apontava para APUs Zen 6 com RDNA 4, mas rumor indica mudanças

por João Gabriel Nogueira
Processadores AMD Zen 6 podem pular direto para RDNA 5

A AMD se prepara para lançar sua nova geração Zen 5 de processadores Ryzen neste ano, mas também já pensa em seus próximos modelos Zen 6 enquanto isso. Assim sendo, já temos rumores interessantes sobre as APUs futuras da fabricante, que podem pular a série RDNA 4 e ir direto para RDNA 5 em suas GPUs.

Para contextualizar melhor a importância do vazamento em questão, deve-se entender que APUs usam núcleos Zen para CPU e núcleos RDNA para GPU em um mesmo processador. A geração atual de processadores Zen 4 usa RDNA 2, à exceção da linha mais recente Ryzen 8000G, que já passou para RDNA 3.

Espera-se que os componentes Zen 5, chegando ainda neste ano, usarão também a geração RDNA 3, a mais recente disponível.

Seguindo por essa lógica, a geração Zen 6 usaria RDNA 4, mas informações do “vazador” @Olrak29_ apontam que a AMD vai “pular” diretamente para RDNA 5 nesses processadores. É isso que diz o tweet acima.

Zen 6 busca mais performance em ray tracing?

As informações ainda são bem escassas sobre os futuros Zen 6, então nos resta especular com os rumores e vazamentos que já temos, principalmente sobre as GPUs RDNA.

Em outros momentos, boatos afirmaram que a AMD não vai competir no segmento high-end com seus núcleos RDNA 4, que serão focados em custo x benefício. Seria na geração RDNA 5 que a fabricante voltaria a brigar em alta performance, com foco especial em ray tracing.

Talvez seja esse um dos motivos da empresa ir direto para RDNA 5 nos componentes da geração Zen 6, para garantir melhor desempenho em ray tracing.

Mas isso são apenas especulações, provavelmente não teremos informações oficiais sobre essa linha de processadores antes do lançamento da Zen 5 – que deve fazer sua estreia com os Strix Point neste ano. Leia mais aqui.