Governo da Escócia investirá em games nacionais
Objetivo é gerar um ecossistema rentável e saudável
O governo escocês anunciou uma iniciativa para fortalecer o desenvolvimento de games nacionais. De acordo com o organização Scottish Games Network, o projeto é “criar um ecossistema bem-sucedido para o país fortalecer o setor enquanto ele cresce e desenvolve”.
Alguns dados revelam a importância dos videogames para a Escócia. O mercado dessa área gira em torno de 188.5 milhões de libras no país e o número “é tão alto quanto as alas de espaço, cibersegurança, dados e fintech”.
A primeira ministra do país, Shona Robison, disse que a Escócia possui “uma rica herança na produção de games com fortes talentos, inovação e criatividade”.
O diretor da Scottish Games Network, Brian Baglow, enfatiza que o setor de videogames “é a arma secreta da Escócia”. Ele finaliza dizendo que a estratégia nacional dará bons frutos.
Games na Escócia
Embora muitos assimilem a nação com a Rockstar North, estúdio responsável pela franquia GTA que foi fundado em Edimburgo na Escócia, há outras desenvolvedoras em atividade para gerar novas ideias.
Um dos títulos mais expressivos é The Baby in Yellow, dos devs da Team Terrible. O projetou já registrou mais de 200 milhões de downloads até o momento.
Além disso, o grupo 4J Studios, responsável pelos porta de Minecraft nos consoles, entrou no mundo de publicações e cuidará de projetos nacionais.